Economia está em queda livre na Serra. Foto: Shutterstock.

A economia de Caxias do Sul, cidade na serra gaúcha que é o coração do polo industrial da região, está em queda livre.

Nos sete primeiros meses do ano, a cidade acumulou queda no desempenho de 15,7%. Em julho, na comparação com o mesmo mês de 2014, a baixa foi de 17%. 

Os números da economia caxiense são da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL) e da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC).

“Creio que ainda não chegamos no final do poço, já que uma tendência de piora se apresenta no mercado no curto prazo”, destacou ao Pioneiro Alexander Messias, diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC.

O setor que está sendo mais afetado pela retração é o comércio , com queda de 23,7% no ano. Na indústria, o impacto também é grande, com baixa de 21,4% em 2015. Serviços foi o setor menos atingido, mas também apresenta índice negativo em 1%.

O comércio está sentindo o impacto das reduções de jornadas em curso nos maiores empregadores da região. A massa salarial caiu 20% no que vai de ano.

De janeiro a julho, mais de cinco mil vagas foram fechadas em Caxias. No acumulado de 12 meses o número é ainda mais expressivo, já que são mais de 10 mil postos de trabalho encerrados. 

Os especialistas ouvidos pelo Pioneiro apontam que a retração irá continuar e que 2015 deve encerrar com baixas gerais entre 15% e 20%.