O Sistema Cecred renovou sua infra de TI com tecnologia da HPE. Foto: Divulgação.

O Sistema Cecred contratou a Sercompe, parceira da HPE, para um projeto de renovação de sua infraestrutura de TI.

Para o projeto foram utilizados switches HPE FlexFabric 5930, switches HPE 5900 e o software de gerenciamento e monitoramento HPE IMC. A arquitetura, implementação e documentação da solução foi feita por meio de Serviços HPE e Sercompe.

O Cecred buscou a Sercompe com objetivos como aumentar o nível de performance e disponibilidade da infraestrutura de rede, melhorar o nível de monitoramento e gerência dos equipamentos de rede e implantar um ambiente obedecendo aos padrões do modelo de rede SDN.

A empresa ainda desejava promover a integração completa com o ambiente de servidores e sistemas, com uma implantação que não gerasse impacto na operação.

“A Sercompe e a TI da Cecred enfrentaram o desafio de implantar a nova infraestrutura em paralelo à operação da antiga. Foi desenvolvido um planejamento minucioso de todas as atividades necessárias para realizar a troca da infraestrutura com os sistemas em pleno funcionamento”, relata Fernando Dickmann, account manager da Sercompe.

Em uso há mais de 7 anos, a infraestrutura de rede enfrentava dificuldades para obter atualizações e upgrades e atender às demandas atuais e ao crescimento.

Após o projeto, a empresa observou uma melhora no desempenho da rede dos data centers e um gerenciamento da rede que possibilita o acompanhamento do desempenho dos sistemas.

Hoje, a estrutura suporta um crescimento de 10 vezes no volume de informações trafegadas.

“Com as novas soluções, estamos prontos para os próximos cinco anos sem qualquer preocupação referente à capacidade de rede nos data centers. Além disso, o novo sistema de monitoramento nos fornece uma visualização da rede muito mais detalhada, com relatórios mais completos, fazendo com que o trabalho de resolução de problema seja mais simples e ágil”, afirma Oni Rogério Pereira Jr., gerente de Infraestrutura de TI da Cecred. 

O projeto prevê ainda consolidar o uso dos recursos proporcionando a entrega de novos serviços aos cooperados, tais como wi-fi nos pontos de atendimento, melhoria da performance para os usuários através da otimização do tráfego e implantação da console de gerenciamento.

A atualização na tecnologia contemplou ainda a utilização de cabos de fibra ótica. Foram retirados mais de 150 quilos de cabos do datacenter, além de painéis e equipamentos que foram desativados.

“A solução concebida pela HPE e implantada em parceira com a Sercompe mostrou que os investimentos realizados foram assertivos e trouxeram a resposta esperada: uma infraestrutura moderna e segura que garante o crescimento do negócio com a performance necessária”, completa Déborah Diná dos Santos , diretora de TI e serviços da Cecred.

O Sistema Cecred foi formado em 2002 pelas cooperativas Viacredi, Acredicoop (Creditêxtil) e Concredi (incorporada pela Viacredi em 2014), a partir da constituição da Cecred – Cooperativa Central de Crédito Urbano. A organização é composta por 14 cooperativas, mais de 150 postos de atendimento e 449 mil cooperados. 

O sistema atua em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.