Rui Botelho.

Rui Botelho, ex- COO de Success Factors na América Latina da SAP, acaba de assumir o cargo de COO (Chief Operating Officer, na sigla em inglês) da SAP Brasil.

Botelho substitui na posição Adriana Aroulho, que em agosto foi promovida para a presidência da SAP no Brasil.

O executivo está na SAP desde 2015, onde respondeu pelas vice-presidências de Vendas e de Digital Core. Desde o começo de 2019, Botelho respondia como COO para o produto de gestão de recursos humanos Success Factors em nível latino americano.

O profissional tem ainda passagens pela IBM, onde esteve 12 anos e foi líder de Business Analytics, e na PwC, onde foi diretor.

“Vamos dar continuidade a um trabalho que levou a SAP Brasil a ser reconhecida globalmente como a melhor unidade de negócios da SAP em 2019 e com resultados muito positivos no primeiro semestre, mesmo diante dos impactos da crise do novo coronavírus”, explica Botelho. 

Com as mudanças, a SAP está posicionando em cargos importantes executivos com relativamente pouco tempo de casa. 

Aroulho, a nova presidente, está na SAP desde 2017, quando foi contratada vinda da HPE.

A executiva fez carreira na HPE, empresa na qual entrou ainda em 2000, quando a companhia era a HP.

Foi também o caso da presidente anterior, Cristina Palmaka, recentemente promovida para o cargo de presidente regional da empresa para América Latina e Caribe.

Palmaka foi contratada para o cargo de presidente em 2013 vinda da Microsoft, onde era responsável pelo Consumer Channels Group, mas fez carreira na HP,  onde atuou como VP do Personal System Group por quase 10 anos.