Equipe responsável pelo Voto Como Vamos. Foto: divulgação

O Voto Como Vamos, um projeto voluntário desenvolvido para criar um diálogo entre candidatos políticos e eleitores de Porto Alegre acabou de lançar sua versão com os candidatos em Caxias do Sul, o Caxias Como Vamos.

O portal foi criado por um grupo de jovens sem filiação partidária e financiado pelo site de crowdfunding Catarse, onde a iniciativa arrecadou R$ 12,5 mil. São os próprios concorrentes que cadastram as medidas no site.

Através do site, o eleitor pode “curtir” ou reprovar uma proposta e debater sobre o tema em análise. Os comentários são todos feitos através do Facebook.

O grupo é inspirado na experiência de Bogotá, capital da Colômbia, onde a ONG Bogotá Como Vamos oferece várias informações sobre a qualidade dos serviços públicos na cidade.

Mais de 200 pessoas colaboraram para financiar a iniciativa, incluindo nove doações de R$ 500.

DESENVOLVIMENTO
Desenvolvido por uma equipe de vinte profissionais do ThoughtWorks, com apoio das empresas Animake e Ebra Marketing Colaborativo. o aplicativo foi ao ar em agosto.

A página recebeu recentemente novas funcionalidades, como a possibilidade de compartilhamento no Facebook e Twitter e a notificação por e-mail aos candidatos que tenham suas propostas comentadas.

Criado em código livre, o Voto Como Vamos conta com serviços de integração contínua como o Travis, que permite rodar toda a suite de testes cada vez que há um modificação no sistema, foi possível atingir os objetivos em um curto espaço de tempo.

"Se o resultado dos testes é positivo, as mudanças podem ser visualizadas imediatamente pelo cliente", explica Rafael Lisboa, consultant da ThoughtWorks.

Por ser open source, a plataforma está disponível aos programadores qualquer um que queiram replicá-la em sua cidade. Na última semana, foi lançado o Caxias Como Vamos.

O website do Voto Como Vamos, desenvolvido em parceria com a Pipe, foi citado recentemente na publicação Web Design Ledger como uma das 20 referências em design de website em página única.

HAPPY HOUR
Para convidar o público portoalegrense a participar da iniciativa, o Voto Como Vamos realizará nesta terça, 3, às 19h30, na sede da Engage (Rua Liberdade, 533, bairro Rio Branco), um happy hour com a presença de candidatos, que discutirão suas propostas ao vivo com o público.