Javier Castro, ex-diretor de canais da Telefônica, é o novo CEO do Terra. Foto: Reprodução.

Javier Castro é o novo CEO da Terra Networks. O ex-diretor de canais da Telefônica na Espanha terá o apoio de Paulo Castro, que deixa o cargo de CEO depois de três anos, no processo de transição pelos próximos 30 dias.

Javier está na Telefônica desde 1986. Desde 2012 ele também faz parte do conselho de engenharia e telecomunicações da Universidade Politécnica de Valência.

Segundo o Meio & Mensagem, Paulo afirmou, em um comunicado interno transmitido aos colaboradores, que a decisão de deixar o Terra foi muito planejada. 

Ele afirma que sua saída acontece em um momento em que a empresa atingiu uma situação saudável, com um portfólio variado de produtos e um plano de desenvolvimento de negócios sustentando a médio e longo prazo. 

O executivo está presente na operação do Terra desde o início da formação do negócio, há mais de 20 anos. Antes de assumir o cargo de CEO global, ele foi diretor-geral da operação do portal no Brasil.

Recentemente, o Terra promoveu uma ampla reestruturação em sua operação. Na última mudança importante, em agosto, a empresa passou de produtora para curadora de conteúdo, demitindo grande parte de sua equipe de redação. 

Na época, o Terra encerrou suas operações editorias em Porto Alegre, Brasília e Rio de Janeiro e aproveitou apenas 20% do time da redação de São Paulo. A estimativa de corte fica em cerca de 150 pessoas.

A partir daí, o plano da empresa passou a ser focar a atuação na área de marketing, serviços digitais e mobile VAS. Na época, Paulo Castro relatou ao Meio&Mensagem que a empresa iria direcionar mais esforços para soluções automatizadas. 

Ele afirmou que a receita publicitária da empresa correspondia a menos de 20% do negócio. A maior parte da receita vinha de serviços – como e-learning e antivírus. O comunicado oficial da empresa reforçou a continuidade dessas operações, citando as áreas de mobile VAS e digital service como responsáveis por mais de 80% da receita da empresa.

A experiência de Javier na Telefônica, que contou com passagens por funções como diretor de vendas e atendimento ao consumidor e diretor de negócios para consumidores na América Latina, pode ajudar o Terra a crescer nas novas áreas prioritárias do negócio.