A Lyx constrói empreendimentos participantes do programa Minha Casa Minha Vida. Foto: Divulgação.

A Lyx Engenharia, empresa do ramo de construção industrial de Curitiba, implantou o Mobuss Construção, solução de mobilidade para obras desenvolvida pela Teclógica.

"No momento de fechamento de contrato, iríamos entregar em menos de 6 meses uma obra de 512 unidades e estávamos com bastante dificuldade com a verificação de serviço, recuperar registros, dados de empreiteira e avaliação de fornecedores. Foi aí que vimos a necessidade de implantar um sistema informatizado que permitisse fácil e rápido acesso a todas as informações importantes para a diretoria", explica Thalita Ayres Nascimento, engenheira e coordenadora de qualidade da Lyx Engenharia.

O uso da ferramenta resultou em melhoras em relação à última auditoria externa realizada pela empresa. Na comparação das auditorias realizadas entre os anos de 2017 e 2018, houve redução nos apontamentos de auditoria externa das certificações de qualidade ISO 9001 e PBQP-H, eventos que ocorreram antes e depois da implantação do Mobuss Construção nas obras. 

"Tínhamos segurança ao mostrar os dados para o auditor externo, pois sabíamos que eles estavam lá e tudo estava organizado. Nosso resultado na auditoria externa melhorou por conta disso. Além disso o processo agora conta com controles automatizados e gestão rápida para a melhora do produto e consequentemente, melhora da satisfação dos clientes", releva Thalita.

De acordo com ela, a plataforma de gestão utilizada pela empresa de construção industrial antes da implantação do Mobuss Construção não oferecia a mobilidade necessária. 

“O sistema anterior exigia internet, e como usamos ele no canteiro de obras era inviável. O fato de o Mobuss Construção trabalhar offline foi primordial, já que atuamos em regiões onde nem sempre conseguimos alcance do wi-fi ou rede 4G em todo o canteiro de obras", conta Thalita.

A Lyx Engenharia foi fundada em 2007 e constrói empreendimentos participantes do programa Minha Casa Minha Vida. 

A companhia já entregou mais de 30 condomínios que atendem a 5 mil famílias. A empresa também é responsável pelo lançamento de condomínios clube com mais de 1,2 mil unidades e 40 áreas de lazer, como piscina, quadra poliesportiva, salão de festas, cinema, entre outros.

A Teclógica, empresa de gestão de processos de TI e negócios, teve um crescimento de 30% no faturamento em 2016, chegando a aproximadamente R$ 26 milhões. Entre os clientes da companhia estão nomes como como CPFL, AES Brasil, Meritor, Eztec, TBSA e Hering.