O Senac-RS agora realiza a venda online de cursos com pagamento via cartão de crédito. Foto: Divulgação.

O Senac-RS, instituição de educação profissional que oferece cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação, extensão, idiomas e EAD, contratou a Stefanini para contar com uma nova solução de matrículas online.

Para a concepção e desenvolvimento da solução, a Stefanini utilizou o Stefanini Dive, que contempla uma abordagem imersiva no cliente ao longo de cinco dias. 

Durante esse período, as equipes da Stefanini e do Senac-RS trabalharam com métodos como design thinking, design sprint e lean startup para pensar a concepção do problema até a entrega de um protótipo validado da solução desenvolvida.

Por meio da solução, o Senac-RS realiza a venda de cursos totalmente online, permitindo que o pagamento seja feito através de cartão de crédito.

“Nessa imersão, tivemos a oportunidade de interagir com todas as áreas de negócios integrando os processos financeiro, acadêmico, vendas entre outros, o que nos possibilitou uma visão sistêmica e Institucional da solução. O resultado foi uma nova forma de matrícula alinhada à necessidade de nossos clientes e com as práticas de e-commerce”, diz José Paulo da Rosa, diretor regional do Senac-RS.

O projeto envolveu o desenvolvimento de uma arquitetura de sistemas de e-commerce, que o Senac-RS não tinha até então. Além disso, foi realizada a remodelagem de processos de negócio com frentes de trabalho específicas para cada tema como, por exemplo, matrícula e financeiro.

“Esta solução trará benefícios tanto para o cliente, que poderá realizar sua matrícula de forma totalmente on-line, sem a necessidade da presença física na escola, quanto para a própria instituição, que aposta neste canal de vendas como o mais relevante nos próximos anos”, destaca Breno Barros, diretor de inovação & negócios digitais da Stefanini.

Há 71 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. 

O Senac-RS já capacitou mais de 7 milhões de pessoas e possui 41 escolas de educação profissional, duas faculdades e 23 unidades de atendimento, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul.