José Manuel Catarino Barbosa.

José Manuel Catarino Barbosa, ex-CEO da Desencana, uma empresa de seguros online do empresário e apresentador Carlos Massa, o Ratinho, acaba de assumir como Chief Revenue Officer (CRO) da Prime Control, uma companhia paranaense de execução de testes e em qualidade de software. 

Pode parecer uma mudança algo exótica, mas Barbosa é um executivo experiente, que liderou por 10 anos a WDM, uma consultoria de tecnologia, além de ter sido general manager de alianças globais na Totvs e diretor de marketing na Mandriva, uma distribuição Linux internacional.

A posição de CRO, para quem não acompanha tão de perto a evolução dos cargos de três letras começando por C, é um termo que começou não faz muito no Vale do Silício e é o equivalente a diretor de receita. 

As atribuições combinam a responsabilidade de vendas e marketing de uma forma integrada. 

“Antes, marketing olhava para o início do ciclo de vendas, na geração das oportunidades e na comunicação, enquanto o comercial seguia com as demais etapas até a conclusão de um negócio. O CRO cuida de tudo de forma holística, integrada e personalizada por mercado, vertical, oferta, tornando a resposta mais rápida e assertiva”, explica o Barbosa.

Definições à parte, o trabalho deve ser desafiador, porque a Prime Control é uma empresa relativamente nova que vem crescendo em ritmo acelerado.

Fundada em 2008, com sede em Curitiba, escritório em São Paulo e operações por todo o Brasil, a empresa teve um crescimento de 329% em 2018, alcançando um faturamento de R$ 17 milhões. Para 2019, a meta é duplicar e encerrar o ano com receita de R$ 35 milhões.

“Precisamos crescer em novas geografias, com novos produtos, parceiros e estratégias bastante estruturadas. A Prime Control me escolheu pelo meu “tempo de estrada”, pelas posições anteriores que ocupei no mercado de tecnologia e comunicação, que me ajudam a materializar esses desafios”, comenta Barbosa.

Em 2019, pelo segundo ano consecutivo, a Prime Control conquistou o prêmio “As PMEs que Mais Crescem no Brasil” – um dos mais tradicionais e completos levantamentos sobre o desempenho das empresas emergentes do país, feito pela consultoria Deloitte. 

A Prime Control foi premiada em duas categorias: primeira colocada da região Sul e segunda colocada no ranking geral.