João Marcelo Queiroz surfa no mar e no mundo corporativo. Foto: divulgação.

O executivo João Marcelo Queiroz, surfista e diretor de produtos da Sonda, lançou o livro “Um surfista no mundo corporativo: O que ondas e água salgada podem ensinar sobre trabalho, carreira e vida”.

Ao longo de 94 páginas, o profissional com mais de 20 anos de carreira traz metáforas e analogias entre o surfe e a vida no mundo corporativo a partir de suas experiências pessoais.

Queiroz conta que teve a ideia do livro ao assistir um vídeo da Forbes intitulado Porque todo CEO deveria surfar (Why every CEO should surf, em inglês), que foi enviado a ele pelo colega de trabalho Renato Penha.

No primeiro capítulo, a obra faz um paralelo entre a vivência dos surfistas no meio líquido e o conceito conhecido no meio corporativo como mundo VUCA (abreviação em inglês para volátil, incerto, complexo e ambíguo). 

A partir dessa ideia, Queiroz começou a elencar as possíveis comparações entre os dois mundos e seus ensinamentos para a vida profissional e pessoal.

“Dessa forma, surgiram os outros 18 capítulos, que foram escritos ao longo de aproximadamente um ano e meio, em algumas madrugadas nos quartos de hotéis, em voos entre o Rio de Janeiro e São Paulo e em algumas poucas horas nos fins de semana, quando a família me permitia”, conta Queiroz. 

O livro está disponível na versão Amazon Kindle por R$ 15,90.