Empresa do setor avícola usa SAP para expandir. Foto: ShutterStock.

A gaúcha Agrogen, empresa do segmento frigorífico com sede em Montenegro, está acelerando seu plano de expansão dos negócios após a implantação do ERP SAP Business All-in-One, um projeto realizado com a ITS Group.

Finalizado em junho de 2014, o projeto integrou toda a sua cadeia produtiva, desde a multiplicação genética dos frangos até os frigoríficos, com unidades no Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O valor investido não foi divulgado.

O próximo passo da empresa agora é integrar as operações da Frango Seva, empresa paranaense adquirida em junho, ao novo ambiente. Segundo Claudio Miranda, diretor de TI da Agrogen, a nova empresa também rodará o All-In-One.

"Já iniciamos o roll out do projeto, com a participação do setor de TI da Frangoseva e o pessoal da ITS, em um total de 40 pessoas. A previsão de go live do sistema está prevista para janeiro", detalha Miranda.

Baseada em Pato Branco, a Frango Seva atende todo o país e engloba desde o desenvolvimento de pintainhos (termo técnico para pintos), matrizes e frango de corte, fabricação, processamento e comercialização de produtos in natura, contando com mais de mil colaboradores e cerca de 260 integrados.

Estas integrações fazem parte de um projeto de modernização interna da empresa, chamado de Performance. Segundo Miranda, o projeto e a adoção do ERP SAP integrou processos produtivos e administrativos da Agrogen, provocando uma grande mudança cultural na empresa.

"O maior ganho que estamos tendo neste momento é em relação à integridade das informações. Isso porque, para trabalharmos com o SAP precisamos nos comprometer em relação à precisão das informações e à forma como fazemos as coisas internamente", destaca Carlos Medeiros, Auditor e Gestor do Conhecimento na Agrogen.

Em Montenegro, embora a implantação tenha sido concluída em junho, a empresa ainda está amadurecendo o uso das novas ferramentas, conforme avalia o diretor de TI.

"Agora que o sistema está rodando, estamos investindo no treinamento das unidades e estabelecendo as melhores práticas no uso da ferramenta. Será algo que contribuirá para a integração com a Frango Seva", afirma Miranda.

A Agrogen foi fundada nos anos 90 pelos antigos donos da Frangosul, que foi vendida nos anos 90 para a francesa Doux. A Agrogen pertencia à Frangosul, mas não foi incluída no negócio.

Com a aquisição da Frango Seva, a Agrogen estima um faturamento de R$ 800 milhões em 2014. O valor é 28% maior do que a projeção anterior, de R$ 625 milhões. Somando os mil funcionários da empresa paranaense, a Agrogen chega à marca de 3 mil colaboradores.