Dimension Data na Intercloud da Cisco. Foto: divulgação.

A Dimension Data, multinacional brasileira de serviços e integração em TI, é a primeira integradora do país a fazer parte da Intercloud, rede mundial de nuvens organizada pela Cisco.

Criada em 2013, a Intercloud é um ambiente em nuvem que a Cisco e seus parceiros estão desenvolvendo para possibilitar uma nova geração de aplicações cloud padronizadas e a proliferação de nuvens híbridas seguras.

A Dimension Data será um dos provedores de serviços que irá suportar o Intercloud Fabric, tecnologia de interconexão cloud independente do hypervisor que é oferecido hoje aos clientes, que facilitará a construção de clouds híbridas e a movimentação de servidores virtuais entre o data center privado do cliente e as Clouds Públicas.

"Seremos um dos primeiros parceiros Cisco do mundo a permitir que a nuvem se conecte com o Intercloud Fabric", destacou Augusto Panachão, Business Developer Manager da Dimension Data Brasil e responsável pela Unidade de Cloud Computing da companhia.

Além disso, a Dimenson Data também será um dos primeiros integradores a fazer parte de um grupo de provedores de serviço nos quais a Cisco vai hospedar seus serviços de nuvem.

"A Cisco escolhe esses parceiros a dedo, o que demonstra o quanto é forte nosso relacionamento. Nossa estrutura de nuvem é baseada em tecnologias Cisco, EMC e WMware", completa Panachão.

Para o executivo, este perfil vem de encontro a uma tendência apontada pela própria Cisco que é o aumento do uso de Cloud Híbrida, que permite que as aplicações dos clientes fiquem uma parte alocada internamente, e outra parte em uma nuvem pública.

"O modelo híbrido vem sendo apontado como uma das melhores opções a se seguir, principalmente para as médias e grandes empresas. Neste contexto saímos na frente, pois temos uma oferta que alia a integração necessária para a nuvem privada e os serviços que são precisos para a nuvem pública", avalia.

A Intercloud é uma das principais apostas da Cisco para o mercado de cloud. Em setembro, a empresa anunciou mais 30 empresas, incluindo a Deutsche Telekom (DT), a BT, a NTT DATA, e a Equinix, para a iniciativa.

A notícia ampliou o alcance da Intercloud para mais 250 data centers em 50 países e favorece o plano da Cisco de atender às exigências de seus clientes para uma plataforma em nuvem distribuída mundialmente e capaz de atender às grandes demandas da Internet de Todas as Coisas (Internet of Everything, IoE).