Felipe Broering e Helyson Velasco, sócios da Healfies. Foto: Divulgação.
Foi lançada simultaneamente no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos a Healfies, uma rede social focada em acompanhamento de saúde. Até janeiro, a expectativa da empresa é contar com 50 mil usuários cadastrados.
Na rede, os usuários podem armazenar seu histórico médico, físico e alimentar. Além de acessada via navegadores, a ferramenta também está disponível em aplicativos para iOS e Android.
O Healfies possibilita ao usuário manter sua própria timeline de saúde, em que pode armazenar, por exemplo, notas sobre o uso de medicamentos, exames (laboratoriais e de imagem), atividades físicas, prescrições, dieta, além de gerenciar suas consultas médicas.
A ferramenta possibilita também que o usuário compartilhe informações com médicos e outros profissionais responsáveis pela sua saúde (como dentistas, fisioterapeutas e personal trainers) e familiares; e interaja com eles por meio da rede social.
Os dados podem ser compartilhados inclusive com pessoas que não cadastradas no Healfies. Para isso, o usuário deverá disponibilizar uma chave segura de acesso por e-mail para acesso às informações.
Em 2016, Helyson Velasco, fundador e CEO da Healfies, espera que a rede alcance mais de 1 milhão de usuários. A estratégia para atrair profissionais de saúde e pacientes para o site é firmar parcerias com organizações como clínicas médicas.
Velasco tem experiência na área de saúde: atuou na Pixeon Medical Systems de 2009 a 2013. Seu sócio, Felipe Broering, também trabalhou na mesma empresa de 2007 e 2014, além de ter passado pela Chaordic no último ano.
“Atualmente há oito clinicas realizando o processo de início do uso da ferramenta. Com isso, garantimos o aumento dos usuários e a presença de profissionais de saúde, que devem ficar em cerca de 10% do número de cadastrados, nível que vemos hoje com as 1 mil pessoas já cadastradas”, afirma Velasco.