O MIT selecionou os vencedores do Prêmio Inovadores com menos de 35 anos. Foto: Divulgação.

Foram anunciados os vencedores do Prêmio Inovadores com menos de 35 anos EmTech Brasil 2015. O reconhecimento é feito pela MIT Technology Review, a publicação de tecnologia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

“Escolhemos os dez projetos que têm maior potencial para impactar positivamente a sociedade em diversas áreas do conhecimento, como medicina, saúde pública,educação, consumo, mobilidade urbana, cidadania e construção civil, todos usando a tecnologia de forma inovadora”, explica Cecilia Nicolini, diretora-geral da EmTech Brasil.

Além do Brasil, a MIT Technology Review já premiou mais de 150 jovens em países como Colômbia, México, Argentina, Uruguai, Peru, Chile, Equador, além de países da América Central. 

Os dez brasileiros foram selecionados por um júri composto por profissionais de diversos segmentos de todo o mundo e por representantes do MIT e da MIT Technology Review.

Entre os dez inovadores com menos de 35 anos de 2015, dois ganharam um reconhecimento especial: Danielle Brants, de 31 anos, é a criadora do GutenNews, um jornal digital que traduz as notícias para a linguagem infantil; já o Inovador do Ano é Cláudio Trindade, de 33 anos, que desenvolveu um dispositivo de implante intraocular para tratar doenças da córnea.

 

Os vencedores deste ano no Brasil foram:

- Cláudio Trindade, que criou um dispositivo de implante intraocular para tratar doenças da córnea.

- Fábio Piva, responsável pelo SAMS-Tag, uma tecnologia para o comercio móvel que permite às lojas físicas eliminarem as filas.

- Marcelo Cicconet, que criou um aplicativo para facilitar o aprendizado da música. 

- Mateus Calligioni de Mendonça, da New Hope Ecotech, criou um sistema para rastrear e organizar a cadeia do lixo usando a tecnologia.

- Ronaldo Tenório, fundador da plataforma Hand Talk, focada na tradução para a linguagem de libras.

- Diego Aranha, que desenvolveu o Você Fiscal, um sistema para que a sociedade fiscalize o resultado das eleições.

- Tales Gomes, da Plataforma Saúde, criou uma plataforma de diagnóstico inicial de diabetes, hipertensão e doenças cardíacas.

- Danielle Brants, fundadora do Guten News, um jornal digital que traduz as notícias para a linguagem infantil.

- Tallis Gomes, criador do Easy Táxi, app que conecta passageiros e taxistas.

- Anielle Guedes, que é responsável pela Urban3D, uma startup que vai usar impressão 3D para construir moradias de baixo custo.