Programa oportuniza graduação sanduíche na França. Foto: flickr.com/photos/60023803@N06

Tamanho da fonte: -A+A

O Governo Federal abriu inscrições para o Programa Ciências sem Fronteiras, com oferta de bolsas para a área de Computação e TI. Os interessados têm até o dia 14 de janeiro de 2013 para preencher os trâmites.

Com até18 meses de duração, as oportunidades são abertas dentro de universidades francesas, na modalidade conhecida como graduação sanduíche.

Além da TI, outras áreas prioritárias desta chamada são Ciências Exatas e da Terra, Engenharia,  Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde, e Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação).

O objetivo do programa é preparar os jovens estudantes para criar novas tecnologias que serão aproveitadas no Brasil quando voltarem.

O programa seleciona os estudantes com base no histórico escolar e na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além de um valor mensal de 870 euros, os alunos recebem benefícios como passagens de ida e volta, seguro-saúde, auxílio instalação, e até mesmo auxílio para compra de material didático e computadores.

Aqueles que não possuem o nível suficiente de francês, exigido em edital no ato da inscrição, terão até o dia 10 de fevereiro para enviar o resultado do teste de proficiência e poderão ser beneficiados com um curso intensivo de aperfeiçoamento de dois meses na França

O início do período letivo está previsto para setembro de 2013, com custos de formação e hospedagem pagos pelo programa.

As inscrições podem ser feitas pelo site do programa, onde também está disponível o edital do programa.