Big Data e banco de dados entre as renovações de linha da Oracle.

A Oracle anuncia as novas versões do Oracle Big Data Appliance, agora na edição X3-2, e do Oracle Big Data Connectors.

O X3-2 é um sistema de hardware e software e foi atualizado para incluir os novos processadores da Intel e a mais recente versão do Cloudera’s Distribution, com o Apache Hadoop (CDH) e o Cloudera Manager.

Na nova versão, a solução tem potência de processamento 33% superior com 288 núcleos de CPU e ganhos de 33% de memória por nó, com 1,1 TB de memória principal, com até 30% de redução nos gastos com energia e arrefecimento em relação à ediçaõ anterior, garante a fabricante.

O novo plugin do Oracle Enterprise Manager para Big Data Appliance também compõe a solução.

Já o Oracle Big Data Connectors permite, agora, maior acesso de SQL ao Hadoop a partir do Oracle Database, além de habilitar acesso ao Hadoop a partir da linguagem R.

A suíte de software, criada para integrar o Apache Hadoop com o Oracle Database, Oracle Data Integrator e Oracle R Distribution, traz, agora, consultas SQL de alto desempenho nos dados Hadoop do Oracle Database, além de novas técnicas analíticas executadas de maneira nativa ao Hadoop.

“Conjuntos de dados não processados inundam as empresas. Para aproveitar este potencial, precisam organizar as diferentes fontes”, diz Cetin Ozbutun, VP de Data Warehousing e Big Data da Oracle. “Otimizado para Hadoop, o Big Data Appliance com Cloudera oferece uma plataforma fácil de gerenciar, que atende às necessidades de Big Data da atualidade”, completa Mike Olson, CEO da Cloudera.