Canonical anuncia vinda do Ubuntu Phone OS. Foto: divulgação.

A Canonical, empresa responsável pela distribuição do Ubuntu, anunciou nesta semana que o sistema operacional de código livre para PCs também chegará aos smartphones.

A previsão é de que os primeiros telefones com o sistema Ubuntu Phone OS cheguem às lojas em 2014. No entanto, não foram divulgadas informações sobre fabricantes ou operadoras conveniadas, segundo destaca o TechCrunch.

Em anúncio oficial em seu site, a companhia deu detalhes da versão móvel do software, que utiliza elementos do sistema Android, do Google.

Segundo a Canonical, as mudanças oferecidas pelo Ubuntu Phone serão maior clareza e facilidade de navegação como vantagens de seu sistema.

Além disso, executivos da empresa garantiram a jornalistas norte-americanos que o novo sistema é robusto o suficiente para rodar em plena capacidade em um PC, o que pode possibilitar que os dispositivos móveis sejam ligados a periféricos de mesa e até mesmo monitores de trabalho, por exemplo.

INTEL E SAMSUNG TAMBÉM

Como se não bastasse a briga entre Google (Android) e Apple (iOS), com a Microsoft (Windows Phone) correndo por fora, no mercado dos sistemas para smartphone, quem também se apresenta para buscar sua fatia são Samsung e Intel.

A gigante coreana, até então o principal aliado do Google no apoio ao Android, e a gigante norte-americana dos processadores, anunciaram o apoio ao Tizen, novo sistema desenvolvido pela japonesa NTT Docomo.

Segundo a Samsung, os primeiros aparelhos com o Tizen, que funciona em uma plataforma de código livre, devem chegar às lojas no fim deste ano.

O sistema Android registrou 72,4% de participação no mercado mundial de dispositivos móveis no terceiro trimestre de 2012, de acordo com a consultoria Gartner. Em segundo lugar está o iOS, com 13,9%.