NSA preparando um supercomputador? Foto: divulgação.

A Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana está desenvolvendo um computador com uma tecnologia quântica inédita, que o tornará capaz de decifrar qualquer tipo de código.

A assustadora notícia foi divulgada pelo jornal Washington Post nesta quinta-feira, 02, usando como fonte documentos vazados pelo ex-analista de Inteligência Edward Snowden.

Segundo as informações divulgadas pelo periódico, o novo computador dará à NSA o poder de acessar informações altamente criptografadas como dados bancários, médicos e informações de governos e de empresas de todo o planeta.

A tecnologia quântica empregada pela NSA é um dos grandes desafios de grandes empresas de informática, como a IBM, que tentam há tempos desenvolver computadores quânticos, uma tecnologia que pode mudar o jogo no âmbito da segurança computacional.

Mesmo com o rumor sobre o avanço da NSA no desenvolvimento do computador com a nova tecnologia, analistas estão céticos e acreditam que seja pouco provável que a NSA esteja a ponto de obter um computador deste tipo. Além disso, a NSA não comentou sobre o tema.

"É pouco provável que a NSA esteja tão avançada em relação às empresas civis sem que ninguém saiba", disse ao Washington Post um especialista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Scott Aronson.