Unidade do Centro de Pelotas. Foto: Divulgação.
A Lojas Certel, rede com 70 lojas, implementou a solução de digitalização de documentos da Acesso Digital, a Safe-doc, para a área de Recursos Humanos.
Em 2012, a rede já havia implantado o sistema no setor de crediário e agora tem o objetivo de facilitar a gestão de documentos dos colaboradores ao agilizar os processos de contratação e rescisão em todas as unidades.
"A sugestão era aproveitar a tecnologia da Acesso Digital para realizar também a gestão de documentos dos colaboradores, além da dos clientes. O modelo foi preliminarmente testado em algumas unidades da empresa. Após avaliação inicial, o fluxo foi melhorado e expandido para todas as filiais, tanto nas admissões quanto nas rescisões”, explica Alexandre Marcelo Schneider, gerente de recursos humanos da Certel.
Antes do uso da solução, para efetuar a contratação de um funcionário, documentos eram enviados para a matriz para impressão de contratos e formulários eram devolvidos à unidade de origem para assinatura do colaborador.
“Hoje o colaborador da Certel, de qualquer cidade, digitaliza seus documentos na loja. O departamento pessoal cadastra os dados e imediatamente retorna, também por meio digital, os contratos da empresa. O fato de fazer tudo no mesmo dia, independente da distância, foi fundamental para a empresa. Não há necessidade de reter a Carteira de Trabalho, que é preenchida na própria unidade. Ganhamos muita agilidade no processo”, acrescenta Schneider.
As lojas da rede vendem linhas de eletrodomésticos, eletroeletrônico, tecnologia e móveis.