A VMware expandiu o acordo com o Google para o acesso a nuvem pública. Foto: possohh/Shutterstock.com

A VMware anunciou a expansão do acordo com o Google para ampliar o acesso corporativo aos serviços de nuvem pública por meio do VMware vCloud Air. Como parte do acordo, a Google Cloud Platform será integrada à solução vCloud Air, oferecendo às corporações maior acesso aos serviços de nuvem líderes da indústria na plataforma para a nuvem híbrida da VMware.

O conjunto inicial de serviços da Google Cloud Platform que estará disponível na vCloud Air inclui:

Google Cloud Storage: serviço de baixo custo para armazenamento de objetos distribuídos do Google 

Google BigQuery: serviço analítico de “big data” em tempo real, criado especificamente para executar buscas baseadas em Business Intelligence em meio a bilhões de dados em segundos

Google Cloud Datastore: serviço de base de dados sem padrão NoSQL baseado em documentos do Google com escala automática e integridade transacional completa

Google Cloud DNS: serviço de DNS de baixa latência distribuído globalmente 

 

“Clientes corporativos poderão combinar seus ambientes na nuvem da VMware com a segurança, a escalabilidade e o custo-benefício da nuvem pública da Google, criada na mesma infraestrutura que permite ao sistema Google completar bilhões de buscas em milésimos de segundos”, afirma Murali Sitaram, diretor geral da Global Partner Strategy & Alliances da Google.

Ainda neste ano, estima-se que os clientes da VMware vCloud Air tenham acesso aos novos serviços sob seus contratos de serviços atuais e redes de interconexão existentes, e pagarão somente pelos serviços da Google Cloud Platform que consumirem. 

As duas companhias anunciaram também que estão buscando um suporte de administração extendida para a Google Cloud Platform como parte do vRealize Cloud Management Suite da VMware.

A VMware, provedora de soluções de virtualização e infraestrutura em nuvem, teve faturamento de US$ 6,040 bilhões em 2014 e possui mais de 500 mil clientes.