Openet liberará solução para telecom. Foto: Shutterstock.

A Openet, multinacional de sistemas para suporte ao negócio (BSS, na sigla em inglês) em tempo real, anunciou que seu software Openet VNF Lifecycle Manager (OVLM) será disponibilizado de graça a partir de março de 2016.

De acordo com a companhia, a iniciativa permitirá maior adoção de Virtualização das Funções de Rede (NFV) de forma interoperável e ajudará às operadoras a observarem os benefícios que a virtualização de recursos pode oferecer.

O plano da companhia é judar a acelerar o conceito construído de NFV e trazer novos serviços e produtos online de maneira mais eficaz e consistente.

"Vamos disponibilizar este software sem cobrança às operadoras, aos integradores de sistemas e aos fornecedores de NFV. É importante que todas as empresas envolvidas no desenvolvimento e na implantação desse ecossistema aberto e interoperável trabalhem juntas para que o NFV avance", afirmou Michael O’Sullivan, VP de Engenharia da Openet.

De acordo com a desenvolvedora, o OVLM está em conformidade com entidades reguladoras para para gerenciamento de configuração, monitoria, recuperação, orquestração de VNF e gerenciamento do ciclo de vida do domínios múltiplos diversos e multifornecedores de VNFs.

“Para se tornarem mais ágeis, as operadoras de telefonia precisam de NFV para serem totalmente abertas”, afirmou O’Sullivan.

No mercado desde 1999, a Openet tem clientes operadoras que somam um total de 600 milhões de usuários de telecomunicações móveis em todo o mundo.