A Algar Telecom acaba de implantar o atendimento cognitivo utilizando a tecnologia Watson. Foto: Divulgação.

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações do grupo Algar, acaba de implantar o atendimento cognitivo utilizando a tecnologia IBM Watson.

A empresa afirma ser a primeira operadora de telecomunicações no Brasil a utilizar este tipo de inteligência no canal digital.

Na fase inicial, o atendimento com a inteligência artificial irá responder aos clientes que entrarem em contato por meio do chat disponibilizado no portal da operadora em busca de informações sobre a tecnologia 4G. 

O Watson é capaz de analisar e interpretar as perguntas feitas pelos clientes e, assim, aprimorar suas respostas na medida em que ocorrem os atendimentos por meio da ferramenta. O chat com Watson na Algar Telecom foi batizado de Ana.

Antes da adoção ao Watson, a Algar finalizou no ano passado outro projeto em parceria com a IBM. A empresa adotou o Customer Experience Management (CEM), que reúne e organiza todo o big data dos clientes de telefonia móvel e permite a criação de ferramentas para a melhoria do atendimento. 

Os recursos de atendimento automatizado parecem ser os mais utilizados pelos clientes do Watson.

A Autodesk, por exemplo, contou com a tecnologia da IBM para desenvolver o Otto, um assistente digital que usa o Watson para responder aos questionamentos de clientes e parceiros.

Já Mecasei, startup gaúcha especializada em organização de casamentos, adotou o uso do Watson para criar a Meeka, sua assistente pessoal para noivos.

O primeiro caso de uso do Watson no Brasil também foi na área de atendimento. Em 2014, o Bradesco iniciou o trabalho de implantação da interface linguística do Watson para uso no call center do banco.

Em 2015, a Algar Telecom registrou faturamento de R$ 3,1 bilhões, alta de 8,5% em relação a 2014. O lucro líquido da empresa ficou em R$ 153,6 milhões, aumento de 8% frente aos R$ 141,8 milhões registrados em 2014. 

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações do grupo Algar, está há mais de 60 anos no mercado. A empresa tem hoje mais de 3,6 mil colaboradores.

Com 30,7 mil km de fibra óptica e 11 mil em implantação, a empresa atende a 1,3 milhão de clientes nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.