Tecnologia está sendo usada para atender público interno no WhatsApp. Foto: divulgação.

O Grupo Sabemi, formado por empresas que atuam nos segmentos seguros, previdência, tecnologia da informação e serviços financeiros, aderiu à assistente virtual Sara, desenvolvida pela Senior, companhia catarinense especializada em software de gestão.

A tecnologia, que conta com a plataforma Watson, da IBM, está sendo usada em chatbot para o público interno no WhatsApp. A intenção é atender aos mais de 500 colaboradores em demandas relacionadas a recursos humanos.

Segundo a empresa, a novidade permite que o funcionário tenha mais agilidade na busca por serviços como contracheques, período de férias, 13º salário e feedbacks recebidos - que podem ser solicitados a qualquer hora do dia.

“Os colaboradores passam a ter acesso ágil às informações comuns que estão sob o controle da área recursos humanos. Além disso, a chegada da Sara oportuniza que membros da equipe, antes responsáveis por estas tarefas, se envolvam em atividades mais estratégicas dentro do setor”, afirma Paula Bizzi, gerente de recursos humanos da Sabemi.

A Sara, sigla para Senior Automated and Responsive Agent, foi desenvolvida em 2017 com a plataforma de nuvem Bluemix, também da IBM, para interagir com o sistema de gestão da Senior.

Fundada em 1988 na cidade de Blumenau, Santa Catarina, a Senior possui filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pernambuco, além de mais de 100 canais de distribuição em todo o Brasil.

A empresa, que faturou R$ 335 milhões em 2018, tem mais de 1,7 mil colaboradores. Entre os clientes, estão Fiat, Correios, Mercado Livre, Centauro e Petrobras.

Já a Sabemi é uma empresa do Rio Grande do Sul e possui 38 filiais espalhadas pelo Brasil com mais de 900 mil clientes. 

Atualmente, os produtos e serviços da Sabemi são comercializados por meio de 1029 pontos de distribuição, formados por representantes e corretores de seguro.