A Schalter instalou seus Thin Clients na frente dos caixas dos supermercados da Santa Clara. Foto: Divulgação.

A Schalter, empresa de desenvolvimento, fabricação e comercialização de soluções integradas de automação comercial, bancária e tecnologia da informação, instalou seus Thin Clients na frente dos caixas dos supermercados da Cooperativa Santa Clara. Os equipamentos chegam para substituir os PCs das lojas, auxiliando nos processos de vendas e nas rotinas diárias dos caixas.

Hoje há 10 equipamentos instalados, mas a tendência nos próximos anos é uma substituição progressiva dos cerca de 200 desktops da empresa por thin clients, à medida em que os equipamentos atuais se tornem obsoletos.

Por serem compatíveis com a arquitetura clientes/servidor, os Thin Clients permitem a utilização de CPUs compactas, com processamento integrado à rede, gerando economia de escala, maior segurança dos aplicativos e agilidade no gerenciamento de todos os usuários.

“Por serem mais robustos, esses produtos resistem melhor às condições de uso”, assinala Daniel Misturini, gerente de TI da Cooperativa.  

Outros motivos que impulsionaram a escolha dos Thin Clients foram o custo do hardware e sua compatibilidade com o Linux, sistema operacional empregado pela empresa na frente dos caixas.

“Além do preço acessível, os produtos da Schalter destacam-se pelo desempenho e o tamanho, que permite instalá-los em locais com pouco espaço”, completa o executivo. 

Outro tecnologia da Schalter adquirida pela Cooperativa Santa Clara é um terminal de autoatendimento, colocado à disposição dos clientes e associados do supermercado-sede para consultas de limite de crédito. 

De acordo com Misturini, a meta da empresa é expandir o uso desses aparelhos para os demais supermercados da empresa. 

Com 102 anos de história, a Santa Clara é a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil. Com sede em Carlos Barbosa e presente, através de 5 mil associados, em mais de 100 municípios gaúchos, atua nos ramos de laticínios e frigorífico, fábrica de rações, cozinha industrial, farmácia e 20 unidades de varejo, entre supermercados e mercados agropecuários.

A Schalter é uma empresa tradicional do setor eletroeletrônico gaúcho, tendo iniciado atividades nos anos 90 com impressoras fiscais e de cheques.

A partir de 2007, a empresa começou a oferecer o que hoje são suas linhas principais: thin clients e terminais de autoatendimento.

Entre seus clientes estão Moinhos Shopping, Cineplus, GNC, Sabesp, Companhia de Energia do Ceará e Detran do Alagoas.