O Governo do Québec vai promover palestras gratuitas para explicar o processo de imigração. Foto: Divulgação.

O Governo do Québec vai promover palestras gratuitas em cinco capitais brasileiras para explicar o processo de imigração para a província francófona do Canadá.

São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro receberão os eventos entre os dias 7 e 23 de março. O encontro será conduzido pelo assessor de prospecção e atração do Ministério de Imigração, Diversidade e Inclusão do Québec, Paulo Henrique Ayusso. 

As inscrições para as palestras podem ser feitas pelo site do departamento de imigração.  

Os principais assuntos abordados nas palestras serão a importância do francês, os procedimentos de imigração, as perspectivas de emprego, as características culturais e os valores da sociedade quebequense. O encontro também terá um momento para perguntas  sobre o processo seletivo.

A província de Quebec tem entre suas prioridades com imigração o preenchimento de oportunidades para profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

O foco da província são graduados em Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Construção de Computadores, Engenharia Elétrica/Eletrônica e Técnico em Informática. 

Entre as funções mais demandadas estão as de analista de banco de dados e administrador de dados, projetista e programador web, programador e desenvolvedor de mídias interativas, analista e consultor em informática e gestor de sistemas de informática. 

O Quebec conta com opções de trabalho em mais de 7,3 mil empresas. Entre elas, há cerca de 100 multinacionais. 

A província considera o recrutamento internacional como um recurso estratégico para as empresas manterem-se competitivas em áreas de alta tecnologia. O setor registra cerca de R$ 34 bilhões de receita por ano e gera mais de 130 mil empregos, dos quais 25% são ocupados por imigrantes.