Cabos da Globo.com ligados diretamente ao PTT.br. Foto: divulgação.

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) ativou uma interface de 100 Gbps com a Globo.com no PTT.br, projeto que cria e promove a infraestrutura necessária para a interconexão direta entre redes.

Os Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) são infraestruturas que permitem aos seus Sistemas Autônomos (ASs) uma comunicação direta, aumentando a velocidade da conexão.

Traduzindo, agora a Globo.com tem uma nova conexão, dando aos provedores de acesso à Internet - móvel e banda larga - conectados à central do NIC.Br acesso direto ao conteúdo Globo.com, reduzindo o caminho até os vídeos, streaming e sites do grupo, evitando gargalos.

Atualmente, o NIC.br opera 25 Pontos de Troca de Tráfego no Brasil, localizados nas cidades de Americana, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campina Grande, Campinas, Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Lajeado, Londrina, Manaus, Maringá, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo e Vitória.

Segundo Galvão Rezende, supervisor de operações do projeto PTT.br, quando muitos usuários desses provedores querem acessar uma transmissão, como será nos jogos da Copa do Mundo, pode ocorrer um pico de tráfego.

"Se todos estão procurando o mesmo conteúdo, isso acaba gerando um ponto de gargalo, congestionando a conexão. Agora, a conexão que o usuário tem vai melhorar, com acesso instantâneo ao conteúdo", completa.