O Conecta vai selecionar empresas com projetos voltados para o setor de transporte e logística. Foto: Pexels.

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) acaba de lançar o edital do programa Conecta, que vai selecionar empresas com projetos voltados para desafios no setor de transporte e logística do Brasil. 

O projeto é uma parceria com o BMG UpTech, braço do Grupo BMG que nasceu há quase dois anos com o objetivo de ser o elo entre startups e o mercado

As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril. As propostas devem ter relação com a atividade-fim ou com processos internos das companhias de transporte (por exemplo, RH e jurídico). 

O projetos também podem contemplar atividades acessórias a esses mercados, como gestão, sustentabilidade, odontologia, nutrição, psicologia, fisioterapia e educação – áreas ligadas ao Sest Senat, que atua na capacitação profissional e na assistência social para trabalhadores do transporte.

Conforme o diretor para Assuntos Internacionais da CNT, Harley Andrade, o Conecta busca promover a inovação no transporte brasileiro. Por isso, conta com apoio, além do BMG UpTech, da Bossa Nova Investimentos e da aceleradora Nxtp.Labs. 

“O que buscamos são alternativas inteligentes para o setor. Temos que provocar a criatividade e encontrar, lá fora, quem está produzindo soluções possíveis para problemas que temos mapeados em todos os modais”, esclarece.

De acordo com Rodolfo Santos, CEO do BMG UpTech, o Conecta não é um programa de aceleração de startups, mas de tração. Isso significa que as empresas participantes já devem ser maduras e estar em operação, com produtos e serviços disponíveis. 

A partir daí, receberão impulso para crescer, por meio dos investimentos financeiros e também de mentorias e contato direto ou indireto com possíveis clientes, especialmente, conexões com o setor transportador, e aceleração internacional nos Estados Unidos.

O programa Conecta será desenvolvido em quatro momentos ao longo de sete meses. Na primeira etapa, que começa logo após o período de inscrições, serão selecionadas até 100 startups, que passarão por entrevistas online, de caráter eliminatório. 

Em seguida, começa efetivamente o período de tração e investimentos, captados gradativamente, com valuation de até R$ 5,7 milhões.

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) reúne 37 federações, cinco sindicatos nacionais e 19 associações nacionais. Isso representa mais de 200 mil empresas de transporte, 2 milhões de caminhoneiros e taxistas e mais de 3 milhões de empregos gerados.