Algar Telecom, Claro, Oi, Tim e Vivo vão disponibilizar os dados. Foto: Pixabay.
A Algar Telecom, Claro, Oi, Tim e Vivo, principais operadoras móveis do país, vão oferecer ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) a localização de seus usuários para monitorar a mobilidade populacional.
Com as informações, o governo poderá acompanhar deslocamentos, pontos de aglomeração e identificar situações de concentração de pessoas e risco de contaminação pelo novo coronavírus.
O MCTIC possui uma sala de acompanhamento do tema e poderá disponibilizar os dados de mobilidade a todas as esferas do poder público, exclusivamente para assuntos relacionados ao combate da covid-19.
Segundo o SindiTelebrasil, os dados estarão em um data lake, organizados de forma agregada, estatística e anônima, de forma alinhada às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e do Marco Civil da Internet.
As operadoras desenvolverão, ainda, aplicativos e casos de uso para auxiliar os órgãos públicos no mapeamento da evolução da epidemia do novo coronavírus.
Outras empresas, universidades e startups também podem ser convidadas para participar da ação, agregando mais dados ou desenvolvendo outros aplicativos e casos de uso.