Carlos Bernardo, gerente de infraestrutura de TI da Record. Foto: Divulgação | Antonio Chahestian

Tamanho da fonte: -A+A

A Rede Record de TV implantou a solução de comunicação unificada da Microsoft, o Lync Server 2013.

Usada por mais de 1,1 mil funcionários, a plataforma entrega ferramentas de mensageria instantânea, identificador de presença, recursos de conferência online, compartilhamento da área de trabalho e ramal móvel.

Conforme Anderson Gonçalves de Moura, gerente de Infraestrutura da Rádio e Televisão Record, os recursos facilitaram a execução de projetos à distância e reduziram as viagens entre São Paulo e Rio de Janeiro, diminuindo custo de transporte aéreo e hospedagem, entre outros.

Operando 107 emissoras de TV regionais, a Record produz seu conteúdo em 11 estúdios em São Paulo e 10 no Rio de Janeiro e o transmite em mais de 150 países pela Record International.

A companhia também produz filmes, shows e eventos pela Record Entertainment e opera um portal de notícias, o R7.

“Com tanta variedade de operações e escritórios nos cinco continentes, enfrentávamos desafios na área de comunicação corporativa e precisávamos dispor de uma estrutura capaz de facilitar a colaboração e reduzir os custos das chamadas internacionais”, comenta Moura.

Além disso, segundo ele, a ponte aérea era frequente e os executivos sabiam que muitas destas reuniões poderiam ser realizadas online se houvesse uma solução com recursos aprimorados de videoconferência.

Já Carlos Eduardo Bernardo, coordenador de Infraestrutura da TV Record, as vantagens da utilização do Lync vão além da redução das viagens.

“Reduzimos também custos de chamadas de celulares. Quando a equipe estava em Londres para os Jogos Olímpicos, por exemplo, precisava falar com o escritório no Brasil o tempo todo e uma chamada de celular custava US$ 10 por minuto ou mais. Graças ao Lync, foi possível evitar este custo”, comenta.

O Lync também tem sido usado em reuniões no mesmo escritório, já que os colaboradores podem compartilhar seus computadores e trabalhar juntos sem sair de suas mesas.

O coordenador de projetos da TV Record, Hélio Catão Barboza, afirma que a ferramenta  oferece vídeo em alta definição e seu modo de exibição de galeria, que permite a visualização de até cinco vídeos simultaneamente, possibilita, inclusive, observar a reação das pessoas durante uma apresentação.

“Isso torna a experiência muito próxima de uma reunião presencial”, ressalta ele.

Para manter o funcionamento do Lync Server 2013 sem interrupção, a Record também adotou soluções de alta disponibilidade e recuperação de desastres da Microsoft, com pools de servidores interligados para garantir redundância.

“Todas as funções de servidor do Lync foram virtualizadas através da tecnologia de virtualização do Microsoft Hyper-V”, conta Moura.

Agora, a empresa pretende aproveitar do Enterprise Agreement com a Microsoft para atualizar as versões atuais de seus sistemas, do Office 2010 para o Office 365, e do Windows 7 para o 8.

O projeto está em fase inicial de implementação e, por enquanto só a TI usa as novas versões, mas a intenção é de que até o final do ano uma parte considerável da companhia já esteja com os novos softwares rodando.