Baguete
InícioNotícias> RS tem novo portal de dados abertos

Tamanho da fonte:-A+A

TRANSPARÊNCIA

RS tem novo portal de dados abertos

Júlia Merker
// quarta, 03/05/2017 16:22

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, assinou nesta quarta-feira, 3, o decreto que regulamenta a Política de Dados Abertos no Estado, de acordo com a Lei Federal 12.527/2011. No mesmo ato, foi lançado o novo Portal Dados Abertos RS.

Sartori assinou um decreto que regulamenta a Política de Dados Abertos. Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini.

A iniciativa foi reestruturada e conta agora com mais de 1 mil conjuntos de dados publicados.  

“Hoje, damos mais um passo e reafirmamos nosso compromisso com a transparência ao instituir a política de Dados Abertos, que reúne um expressivo conjunto de dados a serviço do cidadão. Isso não é fácil. Reunir um mundo de dados é um desafio permanente e que deve ter continuidade”, afirmou o governador José Ivo Sartori. 

Entre os dados que poderão ser acessados estão informações disponíveis pela Fundação de Economia e Estatística relativas a receitas públicas, setor primário, emprego e renda, educação, indicadores sociais, segurança e saneamento, entre outras. 

Os conjuntos de dados estão lançados em 25 grandes grupos macrotemáticos. Para elaborar a política de Dados Abertos do RS foi criado um grupo de trabalho com a função de aprimorar a temática, composto por representantes da Casa Civil, Secretaria de Comunicação, Fundação de Economia e Estatística, Procergs e Secretaria da Fazenda. 

O governo também lançou o Manual sobre a Política de Dados Abertos, um projeto de que consta no Acordo de Resultados firmado pela Casa Civil com o governo do estado para 2017. 

Júlia Merker