O parque tecnológico localizado em Recife abriga mais de 300 empresas. Foto: divulgação.

A Avanade, consultoria global da Microsoft, e o Porto Digital, polo de tecnologia localizado em Recife, estão oferecendo 15 mil bolsas de estudo para desenvolvedores com a tecnologia da Digital Innovation One (DIO), plataforma de educação em desenvolvimento de software.

No bootcamp Avanade Code Anywhere, podem participar profissionais de qualquer faixa etária e tempo de carreira, sejam iniciantes ou experientes, que queiram aprender Java, Spring Boot, Spring Cloud e Azure.

As inscrições podem ser realizadas no site do projeto até o dia 13 de maio. Para receber o certificado, é preciso realizar os 15 cursos on-line, que totalizam 94 horas de conteúdo, dentro do prazo de 75 dias.

O conteúdo é composto por 30% de teoria e 70% de prática, contando com desafios de algoritmo que prometem desenvolver o raciocínio lógico e preparar os participantes para atuação em cenários reais do mercado.

Na plataforma, o candidato também pode completar um perfil profissional e ser recomendado para vagas.

"Nos orgulhamos da nossa iniciativa em conjunto com o Porto Digital e a DIO, que nos permite atrair os melhores talentos do mercado, criar oportunidades ilimitadas para as pessoas crescerem, se desenvolverem e causar um verdadeiro impacto em nossas comunidades", afirma Daniela Cabral, líder de recursos humanos na Avanade no Brasil.

A qualificação desses profissionais deve viabilizar a contratação de mão de obra não apenas pela Avanade, mas por outras empresas do Porto Digital.

“Sabemos que o parque tecnológico só poderá crescer em escala se tivermos pessoal qualificado para preencher as vagas que temos em aberto e que são geradas anualmente no nosso ecossistema. Por isso, essa parceria veio num momento super importante para nós”, aponta Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

O Porto Digital é um parque urbano instalado no centro histórico do Bairro do Recife, mas já conta com áreas de expansão para os bairros de Santo Antônio, São José e Santo Amaro — o que totaliza uma área de 171 hectares na capital pernambucana. 

Atualmente, abriga mais de 300 empresas, organizações de fomento e órgãos de governo, com 11 mil profissionais e empreendedores. Esses empreendimentos geram um faturamento anual de mais de R$ 2,3 bilhões.

Entre as grandes empresas presentes no parque, estão Accenture, Fiat, IBM, Locaweb, TIVIT e Uber.

A Avanade foi fundada em 2000 como uma joint venture entre a Microsoft Corporation e a Accenture LLP. Com seu headquarter em Seattle, nos Estados Unidos, a companhia conta com 39 mil profissionais em 25 países.

Fundada em 2018, a DIO atua justamente neste tipo de projeto, com a formação de programadores através de bootcamps e cursos gratuitos on-line, além de fazer a conexão dos talentos com as empresas integrantes da plataforma.