Laboratório do CPqD com certificação no RFID. Foto: divulgação.

O Laboratório de Estudos e Aplicações em RFID do CPqD foi credenciado pela GS1 EPCglobal, para a realização de testes e emissão de certificados com o selo da entidade, especializada na tecnologia de identificação por rádiofrequência (RFID).

Inaugurado em São Paulo há pouco mais de dois anos, o laboratório está entre os oito centro de testes no mundo com a chancela da GS1. Segundo destaca o CPqD, ele possui todos os cenários de testes exigidos para emitir certificações GS1 EPCglobal para os fornecedores de produtos e soluções baseados em RFID.

Montado com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e da FINEP, o centro possui equipamentos como uma câmara semianecóica com capacidade para fazer avaliações simulando o uso da tecnologia RFID em ambientes de grandes dimensões.

“O objetivo é garantir o melhor desempenho dos produtos etiquetados com RFID, em diversas situações e ambientes”, afirma Alessandro Andreo, gerente de Soluções em Tecnologia Wireless do CPqD.

A infraestrutura já está em utilização por empresas usuárias da tecnologia RFID no país com o objetivo de avaliar o desempenho de produtos e sistemas, bem como de metodologias e técnicas para a implementação e otimização de soluções baseadas nessa tecnologia.

Além disso, o laboratório oferece suporte ao desenvolvimento de produtos e realiza estudos de viabilidade técnica e econômica de projetos envolvendo RFID.