Roberto Toigo.

O Círculo Saúde, empresa especializada na comercialização de planos de saúde que atende cerca de 100 mil beneficiários da região de Caxias do Sul, adotou o Totvs Guia Saúde powered by Mobile Saúde para criar um novo aplicativo para seus clientes e atender  regulamentações da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

No caso, o objetivo era atender a IN 52 que normatiza a divulgação da qualificação dos prestadores de serviços pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde em seus materiais de divulgação da rede assistencial, como as especializações dos profissionais e a creditação de hospitais e clínicas. 

Até então, a empresa disponibilizava aos seus beneficiários os dados da rede credenciada por meio do site e de um aplicativo para iOS, e, embora tivesse informações sobre a qualificação dos profissionais e os planos de saúde que cada um deles atende, não as publicava. 

Com as mudanças, o Círculo passou a disponibilizar as informações da rede credenciada por meio de um aplicativo para  iOS e Android, junto com informações como telefones da Central de Agendamento e Consultas, da rede de farmácias e do SAC.

O app agrega outras funcionalidades como alertas para horário de medicações, registro e controle de  prescrições médicas, rotas para consultórios e compartilhamento de informações por redes sociais.

“Avaliamos os benefícios de desenvolver a tecnologia internamente e os apresentados por diferentes fornecedores do setor e optamos pela solução da Totvs, que já estava bastante avançada e nos atenderia da forma adequada rapidamente”, explica Lucas de Matos, analista de Negócios de Mercado do Círculo Saúde.

Matos destaca que o Círculo Saúde já usava o sistema de gestão da Totvs, o que facilitou a integração. A empresa implantou em 2013 a versão 11 do ERP da companhia brasileira.

A entidade filantrópica, liderada por Roberto Toigo está há 79 anos no mercado, trocou de marca em 2012, passando de Círculo Operário Caxiense para o nome atual.

O contrato é resultado da estratégia da Totvs de fechar acordos comerciais com companhias com soluções de nicho, que passam a ter suas soluções agregadas no portfólio da gigante com a expressão “powered by”.

No caso da Guia Saúde, o acordo foi fechado em 2013, um ano depois da fundação da companhia por dois executivos ligados ao universo Totvs, Jean Schulz e Paulo Auriemma.

Ambos são sócios da RR consultoria, uma companhia que presta serviços no ecossistema da Totvs nos últimos 10 anos. Schulz foi ainda analista de sistemas na Unimed Tubarão. Auriemma foi um franqueado Microsiga por 10 anos no Espírito Santo. A Mobile Saúde atende a 80 clientes, diretamente e através da Totvs.

Em março a Totvs anunciou um acordo similar com a Softsite, empresa de soluções de mobilidade sediada em São Paulo, para lançar conjuntamente no mercado um software para planejamento e otimização de visitas.

Esse tipo de acordo protege a Totvs na concorrência de empresas de nicho ou fortes regionalmente, uma ameaça sempre presente. O próprio Círculo, por exemplo, contratou um 2012 um sistema de gestão da Conecta, de Caxias do Sul, para gerir suas 28 farmácias espalhadas pelo litoral gaúcho e região da Serra, tirando de cena um ERP anterior desenvolvido por outra empresa local.

A Totvs fechou o ano passado com uma receita líquida de R$ 2,2 bilhões, uma alta de 3% frente aos resultados de 2014.