Adriana Barbosa, diretora-geral e fundadora da Payleven Brasil. Foto: Divulgação.

A Payleven, empresa de soluções para pagamentos móveis, firmou uma parceria com a Lendico para oferecer uma solução de crédito para sua base de clientes. 

Com o Payleven +Crédito, os clientes poderão ter acesso a crédito com taxas a partir de 2,79% ao mês. 

De acordo com Adriana Barbosa, diretora-geral e fundadora da Payleven Brasil, com o lançamento, a empresa visa atender uma parcela de profissionais autônomos que possui dificuldade para comprovar renda e, por isso, não é atendida pelo sistema financeiro tradicional. 

Em setembro, a Payleven detectou em uma pesquisa que 17,4% dos clientes da empresa apontaram “financiar o crescimento” como maior dificuldade nos negócios. Além disso, 47% dos profissionais possuiam interesse em receber uma proposta de crédito personalizada para seu tipo de negócio. 

Com a parceira, a Payleven realizará uma análise do perfil de sua base que, atualmente, é de 185 mil microempreendedores e profissionais liberais. Os clientes que atingirem determinada categoria receberão a proposta de crédito pré-aprovado em seus canais de comunicação. 

Se houver interesse pela proposta, dentro da plataforma da Payleven integrada a Lendico, o cliente irá aceitar a oferta e receber o crédito em sua conta corrente. 

“O histórico de transações é um dos itens analisados, com o objetivo de estabelecer uma parcela que condiz com o faturamento mensal do cliente, evitando o endividamento desses profissionais”, explica Adriana.

Segundo Marcelo Ciampolini, fundador da Lendico Brasil, a empresa considera o comportamento de navegação e redes sociais nas análises de crédito.

“Também focamos em parcerias que nos trazem informações e nos permitem olhar para um público de maneira diferente, ao contrário dos bancos que olham para todos da mesma forma. A Payleven já tem informações suficientes que nos permitem entender melhor esse cliente e confiar nele para oferecer um crédito mais competitivo”, completa.

Fundada em 2012, a empresa já firmou parcerias e lançou ferramentas para agregar valor ao sistema de pagamento. 

Além do portal Minha Conta, que permite o acompanhamento do histórico de transações realizadas, a Payleven ainda disponibiliza aos seus clientes a possibilidade de receber suas vendas em um cartão pré-pago lançado em parceria com a Visa.

Com isso, a Payleven consegue oferecer um leque maior de ferramentas, se aproximando das possibilidades oferecidas pelos bancos tradicionais em conjunto com as máquinas de cartão.

Há cerca de um mês, Payleven anunciou uma fusão com a SumUP. Os acionistas das duas empresas aprovaram a transação e continuarão a compor o quadro de investidores do novo player, que irá operar com a marca SumUp e contará com uma base superior a 1 milhão de usuários em 15 países.

A SumUp foi fundada em 2011, na Alemanha, e está presente em 15 países, incluindo os principais mercados europeus, o Brasil e, recentemente, os Estados Unidos. A empresa está no Brasil desde 2013 e tem entre seus investidores o banco espanhol BBVA, o Groupon e fundos de Venture Capital da Europa.

A Payleven está presente em mais de dez países - como Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda e Itália- e foi fundada no Brasil em 2012.