Céu do Google foi instável nesse domingo. Foto: Pexels.

YouTube, Snapchat, Gmail, Nest, Discord e vários outros sites e serviços passaram por interrupções de funcionamento no domingo devido a um problema na rede do Google Cloud Services. 

De acordo com o painel de monitoramento de nuvem do Google, os problemas começaram por volta das 7h25min pelo horário de Brasília e duraram cerca de cinco horas.

A paralisação atingiu desde a capacidade de controlar a temperatura nas casas e apartamentos dos usuários de Google Nest, até a finalização de compras no Shopify e realização de postagens em redes sociais como Snapchat e Discord.

O problema afetou principalmente usuários no leste dos Estados Unidos.

Embora o problema de rede tenha sido resolvido, o TechCrunch destaca que o fato de um problema com o serviço em nuvem do Google causar interrupções em vários dos aplicativos mais populares do mundo mostra como a cobertura de nuvem pode ser sensível para as arquiteturas de computação modernas.

A maioria das empresas colocou todo o back-end nas mãos de uma empresa e, embora os benefícios superem os riscos na maioria das vezes, vale a pena pensar em um planejamento de contingência.

Arquiteturas de nuvem modernas reduziram o custo de criação de novas empresas de tecnologia, mas também significam que as empresas normalmente dependem de um serviço para ter capacidade de operar.

Com os avanços na tecnologia, especialmente à medida que os dispositivos conectados à internet se tornam mais predominantes em ambientes residencias, a publicação reforça que será mais importante que as empresas implementem um plano de backup caso esses serviços caiam.