Os gestores de Caxias do Sul acabam de ganhar seu escritório de conhecimento em TI.

Assim Maiquel Oliveira, diretor de Marketing da KO-IT, define a chegada da empresa ao mercado, com oferta de mapeamento e melhoria de processos de TI e negócios, ferramentas de comunicação e colaboração, portais, integração e desenvolvimento de aplicativos.

O diretor inaugura a companhia com outros dois sócios: Caliel Costa,
na diretoria de Tecnologia, e Fabiana Benedetti, como diretora de Operações.

Os três conjugam experiência, embora em épocas diferentes, na Metadados, empresa de software para a área de RH com matriz em Caxias e filiais em Novo Hamburgo e São Paulo.

Além desta experiência, Oliveira também traz no currículo passagem pela Il Qualitá, onde atuou como consultor de gestão de pessoas, e formação em Administração de Empresas pela PUC-RS.

Já Costa é bacharel em Sistemas da Informação, pela UCS, e, além da Metadados, também tem passagem pelas caxienses Di Uno Informática e Keyworks.

Fabiana, que é bacharel em Ciência da Computação pela UCS, com pós-graduação em Computação Gráfica pela Escola Politécnica Federal de Lausanne – Suíça e MBA em Gestão da TI pela UCS, também trabalhou na Keyworks, além de somar passagens pelo ambiente acadêmico, como professora no Cetec Caxias e assistente de Pesquisa na Ufrgs.

Recém nascida, a KO-IT não revela metas para o ano. Mas se depender da proposta, as projeções só podem ser otimistas.

“KO-IT é o termo em inglês para escritório de conhecimento em TI. Somos 100% caxienses e viemos para desenvolver soluções personalizadas em processos de negócio e TI, para total apoio à gestão”, finaliza Oliveira.

PONTO BOM

A localização também ajuda: o PIB de Caxias do Sul cresceu mais do que o do Rio Grande do Sul e do Brasil em 2011, com 6% de avanço sobre 2010, segundo dados do Ipea.

Conforme os números do instituto, o avanço do PIB brasileiro ficou em 3%, enquanto o do estado não passou de 5,7%, no ano passado.

Na cidade serrana, o destaque foi para o setor de serviços, com alta acumulada de 10,6% no ano, seguido por comércio, que cresceu 6,5%, e indústria, com expansão de 3,2%, conforme informações da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC).

O ano de 2011 se encerrou com um total de 178.954 postos de trabalho em Caxias do Sul, com a geração de 7.482 novas vagas, 4,36% a mais do que em 2010.