Flávio Jansen, CEO da Locaweb.

A Locaweb anunciou a compra de 100% da provedora de soluções de e-mail marketing paulista All In Mail.

A empresa era um dos últimos players de independentes de e-mail marketing no mercado brasileiro, com forte especialização na área de e-commerce, onde atendem clientes como FNAC, Ponto Frio, Extra, Casas Bahia, Buscapé e Marisa.

O foco no comércio eletrônico é produto da experiência e contatos dos sócios, que, de acordo com nota da Locaweb, permanecerão na empresa nos mesmos cargos.

Victor Popper e Kadu Pedreira, dois dos sócios da companhia, atuaram juntos no começo da década passada na Invent Internet Ventures, holding que gerenciava o então nascente e-commerce de  marcas como Americanas.com, Submarino, Saraiva, Shoptime e Fastshop.

A All In Mail faturou R$ 7 milhões em 2012 e tem 40 funcionários. A Locaweb fechou o ano com  R$ 221 milhões.

Recentemente, a empresa esteve entre as três nomeadas para melhor solução de e-mail marketing do país, junto com a gaúcha Dinamize (a vencedora) e a multinacional Exact Target, recentemente adquirida pela SalesForce por US$ 2,5 bilhões.

“A All In possui a melhor ferramenta de e-mail marketing para gerenciamento de campanhas, sendo a mais indicada para grandes volumes de envios”, afirma Flávio Jansen, CEO da Locaweb, que assumiu o cargo no começo do ano no lugar do fundador Gilberto Mautner.

Fontes de mercado ouvidas pelo Baguete apontam que parte do trabalho de Jansen é justamente acelerar o processo de aquisições e expansão do portfólio de tecnologia da Locaweb para além das soluções de hosting um mercado comoditizado e sob a pressão de gigantes estrangeiros como a Amazon.

A primeira aquisição aconteceu no final do ano passado, quando foi comprado o controle da Tray, empresa paulista focada em soluções de administração de comércio eletrônico com 4,5 mil clientes 120 funcionários.

A aposta das fontes ouvidas pelo Baguete é que a Locaweb deve acelerar o processo de aquisições e fazer pelo menos mais três compras até o final do ano, incluindo um concorrente no mercado de hosting.

Nessa área em particular, quem tem liderado a consolidação nos últimos anos é o UOL, que adquiriu empresas de hospedagem focadas no mercado final como a Plug In, e data centers corporativos como o Diveo, consolidando-se como uma aspirante à liderança de mercado da Locaweb.