Cristiano Faé. Foto: divulgação.

A Accera, empresa nacional especializada em soluções de gestão da cadeia de suprimentos (SCM, na sigla em inglês), adquiriu uma participação minoritária na Visor, desenvolvedora de soluções em inteligência de mercado.

O investimento na Visor, empresa com unidades em São Leopoldo e São Paulo, servirá para complementar o portfólio da Accera, indo além das soluções de ponto de venda (PDV) e atendendo mais instâncias na cadeia de suprimento – da indústria à distribuição, atacado e varejo. O valor da transação não foi aberto.

Segundo Cristiano Faé, CEO da Accera, a empresa tem seu foco na indústria e distribuidores, passando pelo grande varejo, mas tinha carências no setor de nano PDV, uma demanda suprida pela Visor.

"A tecnologia da empresa permite entregar informações abrangentes, precisas e detalhadas sobre o pequeno varejo, permitindo à indústria delinear seu market share, demanda real de cada PDV, perfil de consumidor, precificação em relação à concorrência, entre muitos outros dados”, destaca Faé.

A tecnologia coleta dados do pequeno e do médio varejo a cada 5 minutos, de maneira automática, transformando-os em indicadores para auxílio na tomada de decisões. A solução foi reconhecida pela IBM como uma das oito empresas mais inovadoras do mundo, recebendo o Prêmio IBM SmartCamp em 2012, quando o projeto ainda era piloto.

Hoje o produto é utilizado em cerca de 10 mil PDVs, inclusive em marcas internacionais como Kimberly Clark, Pizza Hut e Ambev, que expandiu o uso da ferramenta para diversos países.

“Com a parceria, temos uma meta de ampliar em muito a base de PDVs instalados. Somente em um mapeamento inicial, projetamos cerca de 20 mil PDVs com potencial para instalar a solução ainda este ano”, destaca Faé.

Para a Accera, o potencial de expansão com a tecnologia é grande, já que a companhia possui mais de 1,3 milhão de PDVs cadastrados em suas redes, que poderiam ser equipados com o software da Visor, passando a gerar informações valiosas.

“Com base nos dashboards entregues pela solução, o distribuidor ou a indústria poderão fazer medições diversas, como a que horários do dia determinados produtos vendem mais, se há demandas não supridas que possam ampliar a venda de produtos frente a concorrentes, que itens têm mais aceitação em quais regiões, entre dezenas de outras, tudo em tempo real”, explicou Masseroni.

De acordo com o executivo, a solução também traz vantagens para o pequeno varejista, que recebe as mesmas informações e, com isso, pode melhorar sua estratégia para incremento de vendas.

A compra da participação na Visor faz parte de um plano de expansão e internacionalização da Accera, que não descarta novas parcerias, fusões e aquisições para os próximos meses.

Recentemente, a empresa firmou parceria com a colombiana Logyca e estabeleceu operação em Bogotá, de onde atende a clientes de toda América Latina e Caribe. Para este esforço, a companhia recebeu no ano passado um aporte do fundo de private equity Innova Capital, de valor não divulgado.

“Nossa estratégia mantém um horizonte constante de investimentos em qualificação, especialização do portfólio e incremento da atuação em toda a cadeia de SCM. Unindo as ações voltadas ao crescimento orgânico e inorgânico, esperamos obter expansão expressiva este ano”, ressalta Faé.

A Accera atua em quatro áreas de negócios: software para planejamento colaborativo de demanda (Accera Forecaster e Accera S&OP), planejamento avançado de produção (representando a solução inglesa Preactor APS), gestão da distribuição e reabastecimento (Accera DRP e Accera VMI) e visibilidade e integração (Accera DSI).

Com escritórios em São Leopoldo, São Paulo e Colômbia, a empresa tem em sua carteira de clientes nomes como P&G, EMS, Saint-Gobain, L’Oréal, Unilever, Cargill, Bombril, Pirelli e Bayer.