Gigante do segmento de tintas adota ERP Oracle. Foto: divulgação.

A PPG Industries, multinacional do segmento de tintas e químicos, adotou o Oracle EBS, sistema de gestão da multinacional, em um investimento de R$ 20 milhões para sua unidade brasileira.

O projeto partiu da necessidade da companhia em alinhar seus negócios no Brasil com a operação global do grupo PPG, elminando o sistema anterior, que era local e altamente customizado. No país, a PPG detém a gaúcha Tintas Renner, adquirida em 2007.

Segundo Fábio Falcão, diretor de projetos da PPG, a implementação contou com o trabalho de uma com mais de 50 pessoas, coordenadas pela Oracle Consulting, que implantaram o ERP e outras soluções integradas. O go live foi em fevereiro deste ano.

De acordo com o executivo, além de contar com recursos da Oracle durante a implementação, 25 usuários-chave das áreas de negócio acompanharam o processo, mantendo todas as características e as especificidades da PPG.

"Aliado a esse sistema, teremos o Softway, para comércio exterior; Mastersaf, solução fiscal; SageXRT, para tesouraria, e Microsoft Dynamics, para o CRM da empresa", explica Falcão.

De acordo com a multinacional, a nova solução trouxe ganhos nas áreas de compras, produção, supply-chain e vendas, assim como a redução dos níveis de estoque da empresa, eliminação de informações duplicadas e incorretas, maior qualidade dos dados disponíveis aos clientes e também aos gestores da empresa.

Para Carlos Santa Cruz, diretor-presidente da PPG Industries, o sistema da Oracle serve para alinhar diversas unidades de negócios, fortalecendo a eficiência operacional e simplificando processos.

Essa solução nos ajudará a consolidar nossa imagem de empresa eficiente e ágil, com excelência no mercado, permitindo que nossos colaboradores, clientes, parceiros e comunidade progridam de forma continuada e sustentável", avalia Santa Cruz.

A PPG Industries é uma das principais fabricante globais de revestimentos, produtos especiais e de serviços para os segmentos de construção, produtos de consumo, industriais e de transporte. A empresa tem sua matriz em Pittsburgh, nos Estados Unidos e instalações fabris e unidades afiliadas em mais de 70 países.

Além da brasileira Tintas Renner, a empresa é detentora das marcas Majestic, Pittsburgh Paints, Olympic, Porter, Monarch, Lucite, PPG HPC e SigmaKalon, com um faturamento de US$ 15,4 bilhões em 2014.