Nem todas as frotas são tão fáceis de gerir. Foto: flickr.com/photos/cris-e/

A Ecofrotas e Ecobenefícios, que até 2009 era conhecida como Embratec, adotou o ERP SAP, em um projeto assinado pela Softek.

Na empresa, que fornece soluções de gestão de frota e conta com filiais em Campo Bom, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo, o ERP substituiu sistemas desenvolvidos internamente.

“Após nove meses de implantação do projeto, observamos ganhos como a redução de 35% a 40% no tempo de resposta para incrementar uma nova funcionalidade no sistema”, conta Rodrigo Possatto Rothstein, gerente de Qualidade e Planejamento da Ecofrotas.

Antes, a estrutura de sistemas da companhia, que pertence a um grupo cujas atividades também reúnem administração de cartões de benefícios, reunia aplicativos diversos, fazendo o papel de um ERP.

Havia várias customizações, o que por vezes gerava dificuldade e demora na implantação de novas funcionalidades.

“O tempo de resposta sempre era maior que o desejado. “Se quiséssemos implementar um processo de bilhetagem diferente ou rodar a comunicação com outra instituição, por exemplo, o custo e o tempo gasto para o desenvolvimento destas aplicações era muito alto”, destaca o executivo.

Com o novo ERP, outros processos também ganharam agilidade, como os de contas a pagar e a receber, que aceleraram cerca de 25% e 15%, respectivamente.

“A confiabilidade dos dados permanece igual, assim como a operacionalização da troca de arquivos bancários”, garante Rothstein.

O novo sistema também exigiu mudanças na infraestrutura de servidores e storages da administradora de cartões e benefícios, que agora conta com máquinas Dell.

Ao optar pela migração por um ERP de mercado, a Ecofrotas e Ecobenefícios testou sistemas da Totvs, Oracle e SAP.

EXPERTISE

A escolha pelo software alemão resultou também na contratação da Softtek, que é distribuidora Gold da SAP Brasil, com mais de 60 clientes ativos na carteira do ERP alemão.

A companhia, que tem equipes em São Leopoldo, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo, conta com mais de 2 mil consultores SAP, segundo Miguel Garcia, diretor de Negócios - Região Sul da Softtek.

A empresa também é fornecedora de serviços SAP na América do Norte, América Latina e Europa, mantendo nove centros de entrega globais no México, China, Brasil, Argentina e Espanha.