Duas empresas brasileiras terão incubação no Centro de Economia Criativa e Inovação Daegu. Foto: Divulgação.

Duas empresas brasileiras e três coreanas terão a oportunidade de participar de uma incubação cruzada, resultado de uma parceria entre a Samsung Electronics, a Anprotec e o Centro de Economia Criativa e Inovação (CCEI) Daegu. 

De 27 de julho a 9 de agosto, startups da Coreia do Sul ficarão no Brasil para atividades que visam a validação de mercados potenciais. Em agosto, será a vez de empresas brasileiras participarem do intercâmbio internacional em incubadoras coreanas.

Foram selecionadas as startups Mind The Graph, incubada na Incubadora Tecnológica de Campina Grande no Estado da Paraíba (ITCG) e Reminds, incubada no Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (PROINE). 

As empresas coreanas que virão ao Brasil são a SketchOn Inc, que será recebida pela Incubadora de Empresas da COPPE-UFRJ; a JohnGyu e a Together, que serão incubadas na Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUC-RS.

“O programa de intercâmbio criará oportunidades para que as startups desenvolvam suas competências de exportação e possam acessar potenciais clientes e investidores no mercado global. Além disso, tornará nossas incubadoras mais globalizadas e permitirá a troca de experiências” afirmou Sheila Oliveira Pires, superintendente executiva da Anprotec.

A experiência no país asiático será vivenciada pelas duas startups que mais se destacaram na primeira etapa do Programa de Promoção da Economia Criativa, que acelerou empresas entre janeiro e julho de 2016, com investimentos diretos, acesso a tecnologias móveis, mentorias e capacitação para introdução no mercado.

“Estávamos ainda num estágio de um protótipo e com a Samsumg tivemos os recursos e orientação necessários para realmente transformar esse protótipo em um produto comercializável”, conta Fabrício Pamplona, da Mind the Graph, empresa geradora de ilustrações para artigos e apresentações científicas.

Para Ariel Alexandre, da empresa Reminds, será importante conhecer a estrutura de startups da Coréia do Sul. 

“Vai ser incrível essa viagem por termos a oportunidade de conhecer a experiência coreana, principalmente relacionada ao mundo da música, área mais importante para nós”, completa.

A Reminds desenvolve um aplicativo que ajuda as pessoas a criarem a trilha sonora das suas vidas, com a possibilidade de dedicar músicas para amigos ou lugares, além de sugerir automaticamente músicas de acordo com o seu comportamento do usuário.

A segunda rodada do Programa de Promoção da Economia Criativa, de parceria entre a Anprotec e a Samsung está com inscrições abertas até 20 de agosto. O número de vagas foi ampliado para 10 startups. 

O valor do apoio financeiro aumentou, podendo agora chegar até a R$ 250 mil por empreendimento, e não será mais exigido o tempo mínimo de operação das empresas candidatas.