Fundada em 1999, a Timax tem sede em Barueri, São Paulo. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Timax, rede de lojas de calçados que atua na região metropolitana e no interior de São Paulo, adotou o ERP da Data System, empresa de Tecnologia da Informação especializada no varejo de calçados e roupas.

A escolha veio após a descontinuidade da segunda tentativa com outros softwares e, em 2020, a Data System implantou seu sistema nas 21 lojas do grupo, com cerca de 350 usuários. A virada completa foi realizada em um mês.

Segundo a companhia, a experiência de roll-out foi muito positiva e um consultor da fornecedora foi alocado na Timax para o processo de pós-implantação, como gerente de sucesso do cliente.

“Não esperávamos ter um profissional engajado em todos os departamentos, o que nos ajudou a tomar as melhores decisões de uso da solução mediante cada necessidade”, destaca Alexandre Arroyo, CEO da Timax.

De acordo com o executivo, o fato da solução ser exclusiva para o setor de calçados e confecções contribui muito para a automatização de processos e atendimento de todas as necessidades da empresa, sem contar a facilidade de integração com parceiros e com as principais plataformas de e-commerce.

A ferramenta permitiu a integração com sistemas de gestão de boletos dos bancos, o chamado Débito Direto Autorizado (DDA), bem como a conciliação com notas fiscais eletrônicas de compras via importação de XML.

Isso permite ao grupo autorizar o envio das mercadorias direto para a loja, facilitando a logística e, consequentemente, impactando o resultado de vendas, pois o produto vai para a prateleira mais rápido.

O ERP também traz informações sobre giro de estoque, reposição, remarcação e transferência de produtos.

“Todas as áreas da empresa ganharam uma agilidade significativa, por isso temos mais segurança em relação à confiabilidade das informações”, avalia Arroyo.

Outro diferencial apontado pela companhia são os relatórios gerenciais, que compõem visões pré-configuradas de todas as áreas de negócio para apoiar nas tomadas de decisão e nos planejamentos.

O relatório sobre vendas por faixas de valor, por exemplo, passou a ser utilizado no planejamento para nortear a compra de produtos.

“Estamos focados em oferecer soluções específicas para o segmento de calçados e roupas com qualidade, pois sabemos que muitos líderes postergam a decisão de mudança de ERP devido a experiências negativas com rollouts anteriores”, destaca Rodrigo Roland, CEO da Data System.

Além do ERP, a Timax também está utilizando o aplicativo de inventário de estoque, que trouxe 70% mais agilidade no processo de contagem. Como a ferramenta agilizou o processo, o próximo objetivo é implantar uma auditoria diária para grupos de produtos.

Fundada em 1999, a Timax tem sede em Barueri, São Paulo, e está presente em outras 15 cidades do estado.

Há 26 anos no mercado, a Data System possui soluções como ERP, PDV e BI com processos específicos para o varejo de moda.

Atualmente, a empresa atende a 2,6 mil lojas e mais de 40 mil usuários das suas soluções. Entre os principais clientes, estão Constance, Lojas ÉD+, Humanitarian, Elmo, Éconis e Estrela.