Foto: flickr.com/photos/afagen

Um ranking apurado pela Dito, especializada em soluções para engajamento nas redes sociais, apontou a Estácio como a instituição de ensino superior com mais fãs no Facebook.

A análise foi feita com a ferramenta GraphMonitor. Com operações em 19 estados no país, a página da Estácio lidera a lista com mais de 77 mil “curitdas”.

Entre a segunda e quinta colocação aparecem o Vestibular FGV, com 66.795 fãs, seguido por Ibmec, com 44.453; Uninove, com 40.423; Universidade Anhembi Morumbi, com 38.728. Completam a lista a Faculdade Maurício de Nassau (38.370), PUC Campinas (37.183), FGV Online (34.401), Universidade Gama Filho (30.678) e FMU (29.700).

Segundo André Fonseca, CEO da Dito, o Facebook consegue se transformar em um ótimo canal de relacionamento para faculdades, escolas e instituições de ensino.

“O trabalho tem que ser estratégico e pensado além do institucional. O usuário, no caso o aluno, precisa se sentir incluído dentro do ambiente online”, afirma.

SUL POUCO ENGAJADA
As universidades do Sul não figuram no levantamento da Dito, mas estão presentes na rede social. Em uma rápida busca, é possível perceber um engajamento raso, desproporcional ao número de alunos. Muitas instituições utilizam diversas páginas – para vestibular, cursos, pós-graduação, etc – e não centralizam seus conteúdos.

Entre as principais instituições do Rio Grande do Sul, a Ufrgs tem a fan page de notícias com 7,2 mil fãs. A Puc-RS conta com 10 mil “curtidas” e a Unisinos tem cerca de 13 mil fãs.

A Ufsc, localizada em Florianópolis, conta com 9,5 mil “curtidas” em sua página. A Univille, de Joinville, conta com 7,7 mil seguidores e a Unisul tem 3 mil fãs. A federal do Paraná, UFPR, tem 5,3 mil “curtidas” em sua página oficial.