Foto: flickr.com/photos/joi

A Oi realizou novos testes para o serviço de internet 4G no 56º Painel Brasil, evento ocorrido em Brasília no final da semana passada.

Segundo o site computerworld, a velocidade registrada foi a maior do sistema no país até o momento, atingindo 88 Mbps.

A rede montada no local, baseada em Long Term Evolution (LTE), alcançou velocidade de 88 Mbps – com rajadas de até 100 Mbps – durante os testes realizados com streaming de vídeos de alta definição, em sites como o Youtube.

O limite de velocidade das redes 4G é de 100 Mbps, cem vezes meior que a velocidade máxima oferecida pelas redes 3G.

Para fazer a demonstração, a empresa, juntamente com a Nokia Siemens e com liberação da Anatel, distribuiu modens para o uso nos notebooks.

Mais de 100 pessoas, entre representantes do Ministério das Comunicações e da Anatel, além de jornalistas e demais participantes do evento, experimentaram a exibição dos arquivos em full HD, comprovando a alta taxa de transferência de dados na conexão à internet por meio do 4G.

OUTROS TESTES

Quem também realiza testes com a 4G recentemente foi a Claro, que disponibilizou o sistema na cidade de Búzios, Campos do Jordão e Paraty, com velocidades comprovadas de 80 Mbps.

Outra empresa que já oferece o serviço 4G é a Sky, com as não muito rápidas velocidades de 2Mbps e 4Mbps, disponíveis apenas no Distrito Federal.

Outro detalhe: não é uma conexão móvel, necessitando de um modem para o redirecionamento do sinal wi-fi.