SMS ainda forte no Brasil. Foto: divulgação.

Mesmo com o aumento da base de smartphones e do acesso móvel a internet no Brasil, o usuário nacional ainda está forte no consumo de serviçoes de valor adicionado (SVA), com SMS e mensagens multimídia. Somente neste segmento, as operadoras registraram um faturamento de R$ 3,57 bilhões no segundo trimestre.

A constatação e os números fazem parte de um relatório divulgado pela Acision, que apontou um crescimento de 25,5% destes serviços em relação ao mesmo período em 2012. A informação é do IPNews.

A receita representa 25% do total de vendas de serviços de telefonia móvel no Brasil, um número considerável, ainda mais levando em conta que a base de dispositivos móveis no país mais que dobrou entre abril de 2012 e abril de 2013.

Além disso, o estudo mostra que o SMS se mantém como preferência no uso dos consumidores desde desde 2010, e esse ano, cerca de 92% dos entrevistados, entre usuários de smartphones (95%) e de telefones comuns (88%) afirmaram usar o serviço, com uma média de 94 mensagens enviadas por mês.

O SMS bateu concorrentes fortes como o Facebook Messenger (69%), o WhatsApp (35%), Twitter (27%), Google Talk (22%), Skype Messenger (21%), entre outros.

Os usuários do WhatsApp, por exemplo, enviam uma média de 35 mensagens por dia, e os usuários do Facebook Messenger enviam cerca de 29 mensagens/dia.