Tárik Potthoff, CEO da Pmweb. Foto: Christiano Cardoso.

A Pmweb, empresa de soluções para marketing digital sediada em Porto Alegre e com escritório em São Paulo, quer dar um salto nos próximos anos com a oferta da solução completa para o segmento da Oracle, o Marketing Cloud. 

O objetivo é engatar um crescimento de 78% para este ano e 75% para 2015. A empresa não revela faturamento, mas não é nenhuma novata. Tem 18 anos de mercado e afirma atender 6 dos 10 maiores e-commerces do Brasil.

No site da empresa, são citados clientes fortes no comércio eletrônico, como Polishop e Magazine Luiza. Outras empresas atendidas pela Pmweb são Paquetá, Renner, Tommy Hilfiger, Beach Park, Intercity Hotéis, entre outras.

A empresa fez sua entrada entre as parceiras Oracle pela porta da frente. No final de 2012, havia sido adquirida pela americana Resposys, multinacional americana do egmento de e-mail marketing e campanhas integradas de marketing digital.

Assim, no final do ano passado quando a Oracle levou a Responsys por US$ 1,15 bilhão, a Pmweb passou a ser parte do império de Larry Ellisson. 

Ao todo, a Oracle gastou US$ 5 bilhões em aquisições de empresas com soluções de marketing, levando, além da Responsys, outras empresas como Eloqua, Compendium e BlueKai. Juntas, elas formam hoje o Oracle Marketing Cloud.

“Muitas vezes o departamento de marketing tem áreas separadas para atuar com e-mail, sms, anúncios e outras mídias. A ideia é integrar os tipos de marketing, relacionando os planos e administrando todos em uma única plataforma. Assim, é possível gerenciar o tipo de mensagem para cada tipo de cliente”, explica Tárik Potthoff, CEO da Pmweb.

Para dar conta do crescimento, a empresa triplicou a área de escritórios e aumentou, também em três vezes, os profissionais da equipe. 

Com pouco mais de 30 colaboradores, pulou para mais de 100 já como preparação para as novas ofertas. 

Elas incluem gestão de campanha B2B, com a Eloqua; gerenciamento de mídias sociais, com a Compendium e gerenciamento de dados de audiência da empresa e secundários, com a BlueKai.