Quatro ônibus oferecem wi-fi em São Paulo. Foto: Fabio Arantes.

Vinte novos ônibus superarticulados começaram a circular em São Paulo na terça-feira, 2. Desses, quatro disponibilizam wi-fi para os passageiros. Os veículos também são equipados com ar-condicionado, câmeras internas de monitoramentos e com validadores do bilhete único com sistema antifraude. 

Os veículos são operados pela viação Campo Belo e circulam na Zona Sul da cidade, nas linhas 809P Terminal Campo Limpo/Pinheiros, que transporta pelo menos 18 mil pessoas em dias úteis, e na linha 857P Terminal Campo Limpo/Paraíso, responsável pelo deslocamento de mais de 19 mil usuários nos dias úteis.  

Os ônibus superarticulados tem capacidade para 174 pessoas. Cada veículo custa R$ 810 mil.

Esses ônibus vão se juntar aos 1,7 mil novos carros que estão circulando na cidade desde janeiro de 2013. Em 2015, a renovação prevê a entrada em operação de mais 1 mil veículos. A frota total da cidade é de 15 mil ônibus.

Os novos validadores, com a tecnologia antifraude, captam a imagem dos usuários que utilizam o Bilhete Único Especial para idoso e para portadores de deficiência. O objetivo é identificar se o Bilhete Especial está sendo utilizado de forma indevida.

Em 2013, foram apreendidos mais de 3,7 mil bilhetes que estavam sendo utilizados de forma indevida. Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2014, foram 503 cartões.