Usina de Belo Monte usará solução do Construtivo. Foto: divulgação.

A Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE), concessionária de serviço público responsável pela hidrelétrica de Belo Monte, adotou a ferramenta de colaboração em nuvem do Construtivo para gerir o seu cronograma de entregas.

Com a solução Colaborativo, a BMTE passou a controlar o fluxo de documentos da construção, operação e manutenção do "Linhão" da usina, prevista para ser entregue no início de 2018. O valor do contrato não foi aberto.

Quando pronta, a Linha de Transmissão em 800 kVCC entre Xingú e Estreito, terá 2.090 quilômetros de extensão e passará por 65 municípios dos Estados do Pará, Minas Gerais, Goiás e Tocantins para transmitir energia da Belo Monte, com capacidade de 11 mil megawatts, terceira do mundo em capacidade de geração.

De acordo com a transmissora, a ferramenta do Construtivo conecta e integra projetistas, engenheiros, empreiteiro e fornecedores, que, ao receberem um novo fluxo de informação, podem dar sequência ao estágio atual do projeto, tal como análise, revisão, aprovação e execução.

A ferramenta conecta stakeholders, que podem modificar ou aprovar documentos, assim como projetistas que inserem o projeto no sistema e engenheiros que analisam e fazem comentários caso seja necessário retornar ao projetista.

"Se o documento estiver liberado, entretanto, é aprovado para a execução da obra e o empreiteiro é comunicado.  Todo este processo é feito na ferramenta e os alertas são enviados via e-mail", apontou a Construtivo em nota.

Conforme explica o diretor técnico da BMTE, Armando Araújo, com a solução, o tempo que seria gasto com o gerenciamento de documentos é revertido no aumento da produtividade e, com isso, a entrega do projeto pode ser calculada dentro do prazo.

"É uma ferramenta indispensável para a agilidade de tramitação de documentos técnicos para avaliação, bem como para o controle das etapas de construção do empreendimento", avalia Araújo.

O Construtivo, fundado em 1999 como uma joint venture do Grupo Santander, tem sede em São Paulo e filial em Porto Alegre, e tem seu portfólio o Construtivo, focado no segmento de construção civil, assim como o Colaborativo. A empresa tem clientes como CSN, CPFL, Cyrela Sul, Makro, UHE Belo Monte, Rumo e Raízen.