Renata Marcicano, gerente de marketing da Veeam. Foto: divulgação.

A Veeam, focada em soluções de backup e gestão de dados na nuvem, anunciou a contratação de Renata Elisa Marcicano como sua nova gerente de marketing para o Brasil.

Marcicano vem da Cisco, onde teve duas passagens. Primeiro entre 2016 e 2017 e, mais recentemente, atuava desde 2019 como gerente de conteúdo na área de segurança para a América Latina.

Com mais de 20 anos de experiência, a executiva começou a carreira na Microsoft e também trabalhou na Trend Micro e na RM Comunicação Estratégica, além de ter atuado em empresas na Alemanha e na China.

Graduada em publicidade e propaganda com habilitação em marketing pelo Mackenzie, a profissional é pós-graduada em comunicação empresarial na ESPM e mestre em comunicação intercultural e cooperação pela Universidade de Ciências Aplicadas de Munique.

Na nova empresa, Marcicano tem como principal desafio consolidar a empresa como referência em gestão de dados na nuvem. Para isso, a atuação direta junto à diretoria de canais — que são mais de 1,2 mil no Brasil — da companhia está entre suas prioridades.

“Minha função é trabalhar lado a lado com o canal oferecendo o apoio necessário para que eles nos ajudem a alavancar as vendas locais. Também tenho como meta desenvolver novos parceiros para identificar novas oportunidades de negócios para a companhia”, afirma Renata Marcicano, gerente de marketing da Veeam. 

Ainda está nos planos da nova gerente a verticalização da comunicação na operação brasileira, tornando o discurso da Veeam mais direcionado a cada segmento de negócio. 

“Nosso portfólio é aderente às áreas de saúde, educação, finanças, varejo, entre outras, e ao verticalizarmos nossa mensagem poderemos atuar de forma mais agressiva com profissionais especialistas para cada um desses setores”, ressalta Marcicano.

Fundada em 2006, a Veeam Software tem sede em Baar, na suíça. No início deste ano, foi adquirida pela Insight Partners, investidora de empresas de software, em um negócio de US$ 5 bilhões.

São mais de 375 mil clientes, com 70 mil parceiros de canal e escritórios em mais de 30 países. Em seu portfólio, estão clientes como Volvo, ESG e Hard Rock.