Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre, faz parte da Rede. Foto: Divulgação.

Os colégios e unidades sociais da Rede Marista adotaram o software de Business Inteligence (BI) QlikView, da fabricante sueca QlikTech. A implantação tem parceria da integradora Inteligência de Negócios.

A primeira fase da migração será implantada em outubro.

Em uma segunda etapa, a ser concluída até o início de 2015, a meta é disponibilizar acesso ao BI a partir de dispositivos móveis, via web.

“Entregaremos a aplicação na mão de cada gestor. Isso otimizará a produtividade e aumentará o poder de decisão dos profissionais”, avalia o coordenador de TI dos colégios e unidades sociais da Rede Marista, José Marçal de Araújo Júnior. 

O BI QlikView será integrado ao ERP GVDasa utilizado pela Rede. 

Até o momento, a instituição educacional usava o módulo de BI do próprio ERP, porém, segundo Marçal, a renovação do sistema trará mais agilidade ao trabalho, já que os recursos do software sueco permitem maior rapidez e flexibilidade na construção das dashboards.

O investimento no novo BI integra um projeto maior que vem sendo conduzido pelo departamento de TI nos colégios e unidades sociais e que deverá culminar, em 2015, na instalação de uma suíte de aplicações em nuvem. 

Marçal conta que toda a infraestrutura para rodar a plataforma, que será baseada em tecnologia Microsoft, já foi implementada em 2014.

O departamento de TI dos colégios e unidades sociais da Rede Marista é formado por 20 profissionais na sede, em Porto Alegre, onde também ficam os dois data centers da instituição. Outros 26 profissionais estão distribuídos por unidades no Rio Grande do Sul e Distrito Federal. 

A Instituição Confessional Católica voltada à educação está presente em diversas cidades do Rio Grande do Sul e em Brasília, contando com mais de 50 mil estudantes, 60 mil atendidos e 10 mil colaboradores, incluindo colégios, unidades sociais, hospital e uma universidade (PUC-RS).