O PampaTec iniciou seu Programa de Incubação de Empresas. Foto: Divulgação.

A Esco-GD Tecnologia em Energia assinou, na última semana, o primeiro contrato do Programa de Incubação de Empresas do PampaTec, no Alegrete. Assim, a companhia será a primeira a iniciar seus negócios com suporte da Unipampa e do PampaTec.

A empresa foi criada a partir do evento “Desafio Modelo de Negócio”, promovido pelo PampaTec em 2013. O encontro apresentou a metodologia Business Model Canvas, ferramenta utilizada para modelagem de negócios inovadores.

Entre as principais atividades desenvolvidas pela empresa Esco-GD estão geração distribuída, eficiência energética e projetos elétricos.

Na geração distribuída é realizado um serviço de prospecção, projeto e instalação de sistemas renováveis de geração (eólico, solar, biomassa e hídrico), que podem ser conectados a concessionária, permitindo o intercâmbio de energia e posterior compensação.

A área de eficiência energética oferece aos parceiros serviços de conservação de energia, com serviços desde o pré-diagnóstico a concepção do sistema.

Para projetos elétricos, a empresa possui engenheiros capacitados para desenvolverem soluções que agregam tecnologia, inovação e sustentabilidade.

A empresa ainda atua com pesquisa, desenvolvimento e inovação, com o serviço de P&D de serviços e produtos tecnológicos que buscam solucionar problemas recorrentes encontrados pelas empresas ou institutos parceiros.

O PampaTec foi fundado em 2010 para promover atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, por meio da parceria com empresas e entidades. O parque tem sede no campus Alegrete da Unipampa.

A cidade de Alegrete se localiza no oeste do Rio Grande do Sul, a 506 km de Porto Alegre, e conta com quase 80 mil habitantes.